Autoridades indonésias mantêm tentativas de resgate com barcos e helicópteros, sem sucesso nas primeiras investidas.
Um barco com cerca de 150 imigrantes naufragou a 400 km das Ilhas Christmas, território externo da Austrália próximo da Indonésia, na madrugada desta quarta-feira. Os ocupantes da embarcação tentavam entrar ilegalmente no território australiano, enfrentando uma longa e perigosa travessia marítima. As informações são do site World News.
Autoridades indonésias mantêm tentativas de resgate com barcos e helicópteros, sem sucesso nas primeiras investidas. O governo australiano estima que ao menos 300 pessoas já tenham morrido em acidentes semelhantes apenas em 2012.
Como forma de inibir as viagens dessa natureza, a Austrália anunciou um planejamento para transferir imigrantes que conseguirem desembarcar vivos no país para nações como Nauru e Papua-Nova Guiné, na região do Pacífico. A controversa política foi utilizada até 2007, antes de ser interrompida por críticas de desrespeito aos direitos humanos.
Apesar das restrições australianas, as tentativas de imigração não apresentaram redução e dezenas de barcos ilegais partem em direção ao país diariamente.