Categorias: Interior

Cinema gratuito na praça chega em São José da Tapera

Projeto percorre 14 municípios do interior de Alagoas, levando longas e curtas-metragens em exibições abertas para a população, no ano em que completa dez anos de existência

A 6ª edição do Cine Sesi Cultural em Alagoas aporta em São José da Tapera com exibições de cinema em praça pública a partir desta sexta-feira (31). No ano em que o projeto completa 10 anos de existência, a população São José da Tapera será contemplada pelo projeto itinerante de cinema, em ano tão especial. Até setembro, serão contemplados 14 municípios alagoanos pela iniciativa, que vai oferecer cinema gratuito até o próximo domingo (2), na Praça da Biblioteca do Sesi. Na programação, três curtas e três longas-metragens referências na produção audiovisual brasileira, com exibição começando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira, em parceria com o Instituto Origami.

O Cine Sesi é diversão levada a sério. Porque é formação de público; socialização de um bem cultural, a sétima arte; uma espécie de “cinema de guerrilha”. Em seu décimo ano, o projeto continua levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o Cine Sesi já passou por 603cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez – de 11 estados do País, atingindo mais de três milhões e setecentos mil pessoas. Só no estado de Alagoas, nas cinco edições passadas, foram mais de 70 municípios contemplados, reunindo um público de mais de 510 mil pessoas.

O projeto acontece entre março e setembro, no Estado de Alagoas. Nesta edição, já foram contemplados os municípios de Maragogi, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Marechal Deodoro, Boca da Mata, Campo Alegre, Mata Grande, Delmiro Gouveia e Piranhas. E depois das exibições em São José da Tapera, o Cine Sesi Cultural aportará ainda pelas cidades de São Sebastião, Teotonio Vilela e Arapiraca.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Em São José da Tapera, o cinema será montado na Praça da Biblioteca do Sesi. E como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa, idealizadora do projeto e diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura.

Em cada um dos três dias de exibição, serão apresentados um curta e um longa-metragem para a população presente. Na sexta-feira, o público confere o curta Até o Sol Raiá (PE) e o longa, Eu e Meu Guarda Chuva (SP); no sábado, o curta Câmara Viajante (CE) e o longa Pequenas Histórias (MG); e no domingo, o curta Vida Maria (CE) e o longa A Era do Gelo 3. As exibições começam sempre às 18h30.

QUALIDADE TÉCNICA – Os filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

OFICINAS DE ANIMAÇÃO (stop motion) – O Cine Sesi oferece ainda oficinas de cinema de animação e palestra temática em duas cidades do Estado. Nesta edição, receberam a oficina as cidades de Piranhas e São Sebastião, em março. O resultado do trabalho é exibido no formato de curta-metragem nas exibições itinerantes. Entre os vários curtas produzidos dentro das oficinas do Cine Sesi, alguns já entraram na lista de finalistas da categoria Futuro Animador do Festival Anima Mundi. Nesta edição a oficina e palestras terão como tema: “Um Encontro Animado”, que contará com exibição de filmes e uma conversa sobre a mágica do cinema de animação. Durante a oficina, os alunos tomarão conhecimento sobre ahistória da animação, com vivências práticas da linguagem. Além de vivenciarem a experiência de criação, planejamento e produção de filmes de um minuto cada. Análise dos resultados. Podem participar estudantes a partir de 16 anos, professores e pessoas ligadas à arte-educação e cultura.

CRITÉRIOS DA CURADORIA – A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; além de filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros (exemplo de A Era do Gelo 3, com direção Do brasileiro Carlos Saldanha); filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre).

PROGRAMAÇÃO

A partir das 18h30
SEXTA-FEIRA – Abertura com o documentário institucional do SESI Al, seguido do filme institucional de 30” do Cine Sesi Cultural. Vídeo Dicas de Saúde. Curta da Oficina de Animação do Cine Sesi. Curta-metragem Até o Sol Raiá (PE). Longa-metragem Eu e Meu Guarda-chuva(SP).

SÁBADO – Abertura com o documentário institucional do SESI AL, seguido do filme institucional de 30” do Cine Sesi Cultural. Vídeo Dicas de Saúde. Curta da Oficina de Animação do Cine Sesi. Curta-metragem Câmara Viajante (CE). Longa-metragem Pequenas Histórias (MG).

DOMINGO – Abertura com o documentário institucional do SESI AL, seguido do filme institucional de 30” do Cine Sesi Cultural. Vídeo Dicas de Saúde. Curta da Oficina de Animação do Cine Sesi. Curta-metragem de animação Vida Maria (CE). Longa-metragem A Era do Gelo 3.

CURTAS

Até o Sol Raiá (PE)
No filme, personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta une a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura nordestina. Prêmios recebidos: AnimaMundi 2007 RJ – Melhor Primeira Obra; AnimaMundi 2007 SP – Melhor Curta Metragem Brasileiro; AnimaMundi 2007 SP – Melhor Primeira Obra; Cine PE 2008 – Prêmio Especial do Júri Oficial; 31º Festival Guarnicê de Cinema – Prêmio de Melhor Roteiro; 1º Festival de Cinema de Triunfo – Melhor Direção de Arte – Júri Oficial; 1º Festival de Cinema de Triunfo – Melhor Curta-Metragem Nacional – Júri Popular; 3º Animaserra – Prêmio Vencedor Absoluto.
http://www.fantochestudio.com/ateosolraia/premios.html

Câmara Viajante (CE)
Documentário que retrata o universo e o ofício dos fotógrafos populares que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino. A visão do artista do retrato pintado, suas técnicas e seu trabalho.

VIDA MARIA
"Vida Maria" é um belíssimo curta de pouco mais de oito minutos, que fez maior sucesso no Festival de Cinema de Pernambuco (Arte Cine PE). A animação, produzida quase que inteiramente por Márcio Ramos, conta de forma concisa e com toques de humor a contradição entre os desejos pessoais e a realidade que se impõe a qualquer pessoa. Narra a história de Maria, durante seu trabalho no sitio onde vive. Vai dos cinco aos 45 anos e passa todo o seu estilo de viver para sua filha Lurdes.

LONGAS

EU E MEU GUARDA-CHUVA – Longa
Eugênio (Lucas Cotrim) é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola (Victor Froiman), seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é para resgatar Frida (Rafaela Victor), a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen (Daniel Dantas).

PEQUENAS HISTÓRIAS – Longa

Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta quatro histórias protagonizadas por personagens do imaginário popular brasileiro – principalmente da cultura mineira. Do mineiro Helvécio Ratton, com um elenco de primeira grandeza, como Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba. Ganhou o Premio de Melhor Filme Infantil de 2009 pela Academia Brasileira de Cinema. Resenha: http://www.cranik.com/filme_pequenas_historias.html

A ERA DO GELO 3 – Longa

Em A ERA DO GELO 3, Scrat continua tentando agarrar a noz fujona e nesse processo talvez encontre o verdadeiro amor; Manny e Ellie esperam o nascimento de seu mini-mamute; a preguiça Sid forma sua própria família adotiva seqüestrando alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, se pergunta se não está ficando “mole” demais devido à convivência com seus amigos. Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina – e conhecem uma incansável doninha de um olho só, caçadora de dinossauros, chamada Buck.Carlos Saldanha, o brasileiro que co-dirigiu o primeiro filme desta série, dirigiu o segundo e volta a comandar o terceiro. http://www.aeradogelo3.com.br/

CRONOGRAMA:
– São José da Tapera: 31/08, 01 e 02/09
– São Sebastião: 14, 15, 16/09
– Teotônio Vilela: 21, 22 e 23/09
– Arapiraca: 28, 29 e 30/09