Categorias: Maceió

Trabalhadores desocupam a Praça Sinimbu após mais de 60 dias

A presença de trabalhadores rurais sem-terra na Praça Sinimbu tem sido um problema recorrente para a administração municipal.

Alagoas24horas

Coordenador do MTL, região Zona da Mata, Jaime de Souza

Trabalhadores rurais ligados ao Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) desocupam na manhã desta sexta-feira, dia 31, a Praça Visconde do Sinimbu, que estava ocupada há mais de 60 dias. As cerca de 25 famílias são oriundas da Fazenda Cavaleiro, em Murici, onde a Justiça determinou reintegração de posse.

Em entrevista à reportagem do Alagoas24Horas, o coordenador do MTL, região Zona da Mata, Jaime de Souza, disse que a retirada das famílias se dá após a promessa do presidente nacional do Incra, Carlos Guedes, assegurar que o Instituto irá assumir, em Brasília, a negociação visando à desapropriação de quatro áreas no estado destinadas a assentamentos. O edital deve ser concluído até junho de 2013. Segundo Jaime de Souza, a promessa do Incra deu ‘esperança’ às famílias, que decidiram voltar para um acampamento às margens da BR em Murici, a alguns quilômetros da Fazenda Cavaleiros.

Antes da desapropriação, mais de 70 famílias estavam assentadas na propriedade, considerada improdutiva pelos movimentos rurais, mas cujo proprietário garantiu a reintegração de posse.

A presença de trabalhadores rurais sem-terra na Praça Sinimbu tem sido um problema recorrente para a administração municipal.