Categorias: Maceió

Ato pela paz chama atenção da sociedade e se solidarizar com família das vítimas

Um ato pela paz mobilizou dezenas de pessoas na orla da Ponta Verde, em Maceió, para chamar a atenção dos familiares das vítimas da violência em Alagoas.

Alagoas24horas

Cruz feita com balões homenageia família de vítimas da violência em Alagoas

Um ato pela paz mobilizou dezenas de pessoas na orla da Ponta Verde, em Maceió, para chamar a atenção dos familiares das vítimas da violência em Alagoas.

A mobilização que ocorreu durante a manhã deste sábado, dia 1º, segundo Maristela Pozitano, coordenadora do Movimento pela Paz, foi uma forma pacifica de desenvolver um trabalho de conscientização.

“Queremos antes de tudo chamar a atenção dos familiares das vítimas pela violência, em especifico as 2235 famílias que perderam os seus entes queridos no ano de 2010 e dizer que elas não estão sozinhas”, explicou, destacando que ainda não há estatísticas oficiais que apontem o número de vítimas durante 2011.

Em homenagem as vítimas e como uma forma de reflexão, foi fixado no local do ato uma cruz com 2235 bolas. “Simbolizando o número de vítimas que tiveram suas vidas retiradas em decorrência da violência em 2010”, enfatizou.

Ainda segundo ela, 90% dos homicídios registrados em 2010 foram contra jovens e o instrumento usado foi arma de fogo. “Por isso o nosso principal objetivo é conscientizar é desenvolver uma ação nas pessoas em que elas mesmas possam ser mediadoras dos seus conflitos, porque eles sempre vão existir”, destacou.

Para Pozitano, é preciso que haja uma ação em conjunto entre as secretarias de educação, saúde, moradia dentro da implementação do Programa Brasil Mais Seguro. “É preciso antes de mais nada um empenho entre as secretarias para que façam políticas públicas e não políticas partidárias, tem que se acabar com isso”, disse.

“Sem moradia, emprego, saúde e educação de qualidade não há como reduzir os índices de violência, agora que a ação governamental não pode parar”, concluiu.