Uma aeronave do Estado do Pará realizou, na manhã deste sábado, 1º de setembro, patrulhamento aéreo no Litoral Sul de Alagoas.
Uma aeronave do Estado do Pará realizou, na manhã deste sábado, 1º de setembro, patrulhamento aéreo no Litoral Sul de Alagoas. Durante a ação, o helicóptero sobrevoou o Povoado de Massagueira, em Marechal Deodoro e aterrissou na AL -101 Sul por volta de 9h, permanecendo no local por uma hora.
Em seguida, a aeronave realizou novo monitoramento na região. A ação faz parte do Programa Brasil Mais Seguro e desde a implantação do plano de segurança os helicópteros já realizaram mais de 200 missões em apoio às guarnições da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com informações da Secretaria de Defesa Social, o patrulhamento é feito em incursões policiais a favelas, perseguição de suspeitos, buscas de carros roubados e roubo a banco. Os policiais tripulantes acompanham as demandas das operações de segurança e tem liberdade de agir quando achar necessário.
A tripulação realiza em média três operações por dia nas cidades e em pontos críticos conhecidos pelas altas taxas de crimes praticados.
Os casos de homicídios, principal foco das ações de segurança, diminuíram consideravelmente desde a implantação do programa no final de junho deste ano.
Para o coordenador das operações aéreas, major Ricardo Cruz, as aeronaves contribuem com a segurança de Alagoas e tem a simpatia dos alagoanos. “As pessoas já estão acostumadas com nossos sobrevoos, acenam para a tripulação e o mais importante é que sentem segurança com o patrulhamento aéreo”, destacou.
Segundo o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, o uso dos helicópteros possibilita maior agilidade nas operações. “O apoio das aeronaves tem sido fundamental para a proteção dos alagoanos. Estamos com significativa queda nos casos de violência no Estado”, apontou.