Categorias: Esporte

Jovane Silva conquista primeiro ouro da história do Brasil na esgrima

Jovane Silva voltou à ExCel Arena e bateu Chik Sum Tam.

IG

Jovane Silva

Depois surpreender e vencer o francês Alim Latreche na semifinal da espada, o brasileiro Jovane Silva voltou à ExCel Arena e bateu Chik Sum Tam, de Hong Kong, na final da espada das Paralimpíadas de Londres 2012 . O ouro foi o primeiro da história do Brasil no esporte.

Além de garantir a medalha histórica ao país, o resultado ainda ultrapassou as expectativas do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) de ficar entre os 15 melhores.

A vitória de Jovane também foi surpreendente pelo desempenho do paratleta no começo da competição. Único representante do País na modalidade, ele estreou com derrota por 5 a 0 para o bielorrusso Mikalai Bezyazychny.

Nas rodadas seguintes, o brasileiro se recuperou e passou, sem dificuldades, pelo polonês Grzegorz Pluta, por 5 a 2; e pelo russo Alexandr Kurzin, por 5 a 3, mas voltou a perder na quarta e última partida da primeira fase: 5 a 2 para o canadense Pierre Mainville.

Já na fase mata-mara, Jovane conseguiu a revanche sobre o mesmo canadense, vencendo-o por 15 a 6 e garantindo vaga nas quartas, onde derrotou o francês Marc-Andre Cratere por 15 a 11 antes de eliminar Alim Latreche para chegar a decisão contra Chik Sum Tam