Categorias: Futebol

Sport perde e cede posição ao Palmeiras

Os rubro-negros apostaram na retranca, mas não evitaram gols "relâmpago".

Depois de um primeiro tempo de marcação eficiente, Sport vê Palmeiras garantir a vitória por 3 x 1 em apenas quinze minutos da segunda etapa. Com gols de Corrêa, Tiago Real e Obina, o alvivede se reabilitou depois de cinco partidas sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro 2012. O Sport ainda ensaiou uma reação com gol de Rivaldo, mas não conseguiu criar mais oportunidades. Com o resultado, os paulistas sobem para a 17ª colocação, com 20 pontos. Já os rubro-negros caem para 18º, com um ponto a menos.

Como se esperava, o técnico Waldemar Lemos apostou na retranca para tentar não perder pontos fora de casa. Montado no esquema 3-5-2, o Leão teve como ponto forte a eficiência da defesa na primeira etapa. A zaga não deixou espaço para as finalizações do Palmeiras, que conseguiu criar bem no meio-campo, mas não conseguia trabalhar a bola na área e abrir o placar.

Além da marcação fechada, a boa atuação do goleiro Magrão na primeira etapa também segurou o placar sem gols. Aos 30 minutos, uma sequência de três toques na frente da área dos leoninos terminou com a bola nos pés de Tiago Real. O alviverde mandou bola encaixada no canto esquerdo de Magrão, mas o goleiro rubro-negro defendeu. Já aos 42, Tiago Real cobrou falta, mas o goleiro desviou a bola alta.

Depois de passar todo o início do jogo focando na defesa, o Sport arriscou mais de longe. A melhor chance de gol foi aos 45 minutos, quando Hugo levantou a bola na área, Felipe Azevedo cabeceou, mas o goleiro Bruno faz boa defesa e manda a bola para fora. Diante do equilíbrio das forças, o primeiro tempo acabou sem gols no Pacaembu.

Na volta do intervalo, a postura das equipes continuava a mesma. O placar só mudou aos 7 minutos, quando Corrêa arriscou de fora da área e, apesar de ter ido na direção certa, Magrão acabou deixando a bola passar por baixo de seus braços. A bola terminou no canto direito do gol rubro-negro. Mesmo com a desvantagem, o time comandado pelo técnico Waldemar Lemos não se desesperou e começou a buscar o empate. Aos 16, Rivaldo deixou tudo igual com uma bela bola que acertou o canto direito do gol de Bruno.

Os rubro-negros, contudo, mal tiveram tempo de comemorar o empate. Apenas dois minutos depois, em jogada de contra-ataque, Tiago Real recebeu na grande área pela esquerda e finalizou na saída de Magrão, mandando a bola no canto esquerdo. A sequência de gols "relâmpago" só terminou aos 22, quando os alviverdes chegaram ao terceiro gol. Em jogada que começou com Juninho pela esquerda, Tiago Real tocou para Obina, que mandou no canto direito do gol de Magrão, definindo o placar.

Na próxima rodada, o Sport tenta reabilitação diante do Cruzeiro em partida marcada para as 18h30 domingo, na Ilha do Retiro. No mesmo dia e horário, o Palmeiras vai a Minas Gerais encarar o Atlético-MG, no Independência.

FICHA DO JOGO

Palmeiras: Bruno; Corrêa, Thiago Heleno, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, João Vitor (Artur), Tiago Real (Márcio Araújo) e Valdivia; Luan (Maikon Leite) e Obina 21

Sport: Magrão; Welton, Bruno Aguiar, Diego Ivo e William Rocha; Tobi, Moacir (Willians), Rivaldo e Hugo; Gilsinho (Henrique) e Felipe Azevedo (Gilberto).

Gols: Corrêa (P), Rivaldo (S), Tiago Real (P) e Obina (P). Rivaldo (S).

Cartões amarelos: Henrique, Thiago Heleno e João Victor (P). William Rocha, Rivaldo, Hugo e Diego Ivo (S).

Local: Pacaembu, São Paulo. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). Público: 30.463. Renda: R$ 599.780.