Com gol de Márcio Careca, Vozão volta a vencer após dois empates e tira invencibilidade do Guarani no returno da Série B.
O sonho do G-4 segue vivo para o Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, o Vozão fez o dever de casa sobre o Guarani para alimentar a esperança de voltar à elite nacional. Com um gol solitário de Márcio Careca, venceu por 1 a 0 no Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 23ª rodada, e além de se aproximar do grupo de cima freou o embalo bugrino, que era derrotado havia cinco partidas.
O triunfo acabou com um pequeno jejum de dois jogos do Ceará. Os três pontos conquistados diante da torcida levaram o time a 35, a cinco do quarto colocado São Caetano – ainda a jogar na rodada. Por outro lado, o Guarani, até então embalado por duas vitórias seguidas, estacionou nos 31 pontos e perdeu a invencibilidade no returno da competição.
As duas equipes voltam a campo na terça-feira, quando toda a 24ª rodada será disputada. O Ceará visita o ABC, em Natal, enquanto que o Guarani recebe o Grêmio Barueri. Ambos os jogos estão marcados para as 21h50.
Igualdade no placar e nas bolas no travessão
O início movimentado deu a impressão de que Ceará e Guarani fariam um primeiro tempo equilibrado, mas aos poucos os donos da casa assumiram o controle do jogo, frequentando com mais frequência à área do goleiro Emerson.
Mas foi do Bugre o primeiro lance de perigo. Aos 23 minutos, Rafael Costa surpreendeu Fernando Henrique ao bater falta direta. A bola passou pelo goleiro e carimbou o travessão. A resposta do Ceará veio na mesma moeda, aos 34 minutos.
Paulo Sérgio desceu pela direita e cruzou. Eusébio se antecipou à defesa do Guarani e acertou uma bomba no travessão, com Emerson já batido no lance. O goleiro bugrino também só torceu para a bola não entrar aos 40 minutos, quando Robert arriscou de longe.
Antes do intervalo, o Guarani perdeu Ademir Sopa, que sentiu uma fisgada muscular na coxa. Na tentativa de colocar o time mais para a frente, Vadão trocou o volante pelo atacante Júnior Negrão.
E foi exatamente ofensividade que o atacante Rafael Oliveira para o segundo tempo: “Nosso time está muito recuado. Está faltando sair um pouco mais", afirmou o bugrino.
Márcio Careca garante vitória ao Ceará
O recado não foi atendido pelos companheiros, apesar do início animador. O próprio Rafael Oliveira pressionou Daniel Marques dentro da área e forçou o zagueiro ao erro. No aperto, Marques errou o chute e deu no pé de Júnior Negrão, na entrada da pequena área. O atacante, porém, não aproveitou o presente e mandou na trave, aos três minutos.
Apesar da oportunidade do Bugre, o Ceará continuava com mais posse de bola. Na base da troca de passes, o Vozão assustou Emerson aos 10 minutos. A jogada que começou na direita passou por Mota e chegou rapidamente para Márcio Careca, que dominou e bateu cruzado. A bola passou por Emerson e saiu pela linha de fundo rente à trave esquerda.
O Ceará voltou a levar perigo aos 15 minutos, em cobrança de falta de Juca da entrada da área. O volante bateu com categoria, por cima da barreira, mas a bola subiu um pouco mais do que deveria e triscou o travessão de Emerson. Também na bola parada, Daniel Marques completou de cabeça um levantamento de Juca e por pouco não marcou.
Aos 20 minutos, porém, não teve jeito. De tanto insistir, o Ceará abriu o placar com Márcio Careca, que pegou de primeira e mandou no meio das pernas de Emerson após um lançamento preciso de João Marcos: 1 a 0 para o Vozão quando a torcida já começava a demonstrar impaciência com as chances perdidas.
Em desvantagem, o Guarani até que tentou evitar a derrota, se lançando ao ataque. A principal chance saiu aos 41 minutos, com Júnior Negrão, que entrou na área e bateu em cima de Fernando Henrique. No meio da área, Schwenck reclamou bastante do companheiro. No último lance, Emerson foi para a área, mas não foi suficiente para impedir a vitória do Ceará.