Categorias: Futebol

ASA mostra fragilidade fora de casa e perde para o Boa Esporte

Time mineiro venceu por 3 a 2 ultrapassando o ASA na tabela .

Em partida disputada na noite desta sexta-feira, válida pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Boa/MG venceu o ASA/AL por 3 a 2. O grande nome da partida foi o atacante Marcelo Macedo, da equipe mineira: ele marcou dois gols, participou do outro e ainda recebeu um cartão vermelho no fim do segundo tempo. Outra participação de destaque foi a do meia Valdívia, do ASA: ele entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo e, aos 23, marcou o segundo gol da equipe alagoana.

Esta foi a sétima vitória do Boa Esporte na Série B que, somada a sete empates e nova derrotas, coloca a equipe mineira na 13ª colocação na tabela de classificação, com 28 pontos. O ASA tem mais vitórias (oito), mas com três empates e 12 derrotas, é o 14º colocado, com 27 pontos.

Pela 24ª rodada da competição nacional, as duas equipes voltarão a campo às 19h30 de terça-feira (11). O Boa Esporte visitará o Vitória, líder do certame, no Barradão. A missão do Asa também não é das mais fáceis: a equipe alagoana recebe o Joinville, quinto colocado, no Estádio Municipal de Arapiraca.

O JOGO

Jogando em casa, o Boa Esporte foi amplamente superior durante todo o primeiro tempo. A equipe mineira lançou-se ao ataque e pressionou o Asa em seu campo de defesa e teve uma boa chance de abrir o placar logo aos sete minutos. Aliás, uma ótima chance. Vanger roubou a bola pelo lado esquerdo e foi ao ataque; ele cruzou para Marcelo Macedo que, com o gol vazio, mandou para fora.

Apesar do gol perdido, as melhores chances do Boa vinham dos pés de Marcelo ou do meia Petros, que desferiu uma perigosa finalização aos 19 minutos de jogo; a bola passou riscando a trave do goleiro Gílson. Dois minutos após este lance, a equipe da casa conseguiu, finalmente, abrir o placar: após cobrança de lateral, a bola sobrou para Marcelo Macedo que, desta vez, não desperdiçou: 1 a 0.

Mesmo com o gol, o Boa não diminuiu seu ritmo e partiu para cima. O que a equipe mineira não esperava era que o Asa fosse empatar a partida em um lance fortuito. Aos 34 minutos, Chiquinho Baiano cobrou falta e o goleiro Gabriel defendeu; no rebote, entretanto, Walisson aproveitou e empurrou para o fundo das redes: 1 a 1.

A reação do Boa, para satisfação da torcida local, não tardou. Quatro minutos após o gol de Walisson, Marcelo Macedo invadiu a área e chutou forte. O goleiro Gílson deu rebote e Petros, bem colocado, estufou as redes da equipe alagoana: 2 a 1. Antes mesmo do intervalo, o Boa marcou o seu terceiro: Francismar bateu falta na trave e, no rebote, Marcelo Macedo completou para sacramentar a boa vantagem mineira.

Na etapa final, o Asa intensificou seus esforços e conseguiu equilibrar as ações ofensivas, embora apresentasse dificuldade em finalizar. Aos 22 minutos, o técnico Nedo Xavier substituiu Gabriel Silva por Valdivia. Esta alteração provou-se iluminada: logo em seu primeiro lance em campo, ele tabelou com Didira e invadiu a área para finalizar e diminuir para os alagoanos.

A resposta dos mineiros não tardou: na sequência do gol de Valdivia, o Boa foi ao ataque e, em finalização de longa distância de Neílson, assustou o goleiro Gílson. Aos 31 minutos, o técnico Sidney Moraes substituiu o meia Jajá para a entrada de Radar. O detalhe é que Jajá havia entrado em campo no lugar de Francismar aos 17 minutos de jogo.

A partida ganhou contornos dramáticos para o Boa Esporte quando, aos 38 minutos do segundo tempo, Marcelo Macedo recebeu o cartão vermelho. Ele havia recebido o cartão amarelo apenas cinco minutos antes. Em vantagem numérica, o Asa intensificou seus esforços ofensivos para buscar, ao menos, o empate. A equipe alagoana, entretanto, não conseguiu igualar o marcador.

FICHA TÉCNICA
BOA ESPORTE 3×2 ASA DE ARAPIRACA

Competição: Série B do Campeonato Brasileiro – 23ª Rodada
Data/Hora: 07/09/2012, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Arbitragem: Vinícius Furlan (SP), auxiliado por Alex Alexandrino (SP) e Bruno Salgado Rizzo (SP)
Cartões amarelos: Gabriel, Marcelo Macedo, Neílson (Boa); Audálio (Asa)
Cartões vermelhos: Marcelo Macedo (Boa – 38’/2ºT)
Gols: Marcelo Macedo (21’/1ºT – 1×0), Walisson (34’/1ºT – 1×1), Petros (38’/1ºT – 2×1), Marcelo Macedo (43’/1ºT – 3×1), Valdivia (23’/2ºT – 3×2)

BOA ESPORTE: Gabriel Leite; Robert, Gabriel, Carciano e Neílson; Everton, Radamés, Petros e Francismar (Jajá) (Radar); Marcelo Macedo e Vanger (Alan Henrique). Técnico: Sidney Moraes.

ASA: Gílson; Audálio, Walisson (Edson Veneno) e Fabiano; Gabriel Silva (Valdivia), Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Lúcio Maranhão e Roberto Jacaré (Maranhão). Técnico: Nedo Xavier.