Ainda nesta sexta-feira o aluno-atleta do xadrez, Davi Matheus, do SEB COC – Maceió, perdeu na primeira rodada do torneio e empatou na segunda rodada.
As alunas-atletas Giuliene Carla dos Santos Silva e Yara Nascimento da Silva, da equipe de atletismo de Alagoas, iniciaram na manhã desta sexta-feira (7) a etapa nacional das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG), com a classificação para a semifinal dos 75m rasos, que acontecerá na manhã deste sábado (8). As meninas alagoanas competiram com outras 49 de todo o Brasil.
Giuliene Carla, aluna-atleta da Escola Estadual Laura Dantas, localizada no Cepa, concluiu a prova com o tempo de 10s.46 e Yara Nascimento, da Escola Municipal Manoel Pedro dos Santos, no Tabuleiro do Martins, fez o tempo de 10s.89. “Vale ressaltar que entre as 24 classificadas a Giuliene com o oitavo melhor tempo. Esperamos que ela melhore esse resultado e ao lado da Yara fiquem entre as oito finalistas neste sábado”, acredita o técnico Mahebal Vasconcelos.
Segundo o treinador, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, desde a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal/2012) fez consideráveis investimentos proporcionando as condições para sua realização até chegar nesta etapa nacional apoiando com toda logística de transporte e material esportivo.
“Por isso, devemos trabalhar ainda mais desde a base, no sentido de melhorar a questão dos índices mínimos já exigidos no último Jeal, para que possamos qualificar melhor nossos alunos-atletas no sentido de competirmos em pé de igualdade nessas competições em nível nacional”, explicou Mahebal.
“É o que estamos fazendo”, afirmou a secretária de Estado Adjunta do Esporte, Vânia Quintela, lembrando que a partir deste ano a diretoria de Desporto Escolar incrementou uma nova formatação no Jeal objetivando uma melhor qualificação para os alunos-atletas campeões da etapa estadual. “Nossa intenção é essa mesmo, trazer para as etapas nacionais uma equipe mais seletiva, com índices e melhor preparação para as competições”, disse Vânia.
Ainda nesta sexta-feira o aluno-atleta do xadrez, Davi Matheus, do SEB COC – Maceió, perdeu na primeira rodada do torneio e empatou na segunda rodada. Já Taiara Santos, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, também perdeu na sua primeira rodada; mas conseguiu uma vitória na segunda rodada. Neste sábado eles continuam na disputa buscando melhores resultados.
As meninas da ginástica rítmica iniciaram, na parte da tarde, bonitas apresentações com arco e bola e continuam buscando resultados na competição neste sábado. O único representante do badminton de Alagoas não estreou bem na competição, sofreu duas derrotas e está fora. A equipe de ciclismo também já encerrou sua participação sem vitórias.
Os mesatenistas e os primeiros judocas também não tiveram boas participações na estreia, mas ainda têm outras disputas neste sábado e domingo. A única representante alagoana da natação, Enedy Laura, competirá neste sábado na sua prova preferida dos 50m nado peito, onde já tem o décimo tempo no balizamento geral do torneio.
Os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). As Olimpíadas Escolares – etapa nacional é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que ocorrem em duas fases: de 6 a 15 de setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG), para atletas de 12 a 14 anos; e de 25 de novembro a 8 de dezembro, em Cuiabá (MT), para competidores de 15 a 17 anos.