Categorias: Formula 1

Alonso: ‘Se a Ferrari mudar, tem que ser por alguém melhor que Massa’

Líder do Mundial, espanhol defende o brasileiro e diz que prováveis substitutos 'fizeram bem pouco' em relação ao que Massa já conquistou na F-1

Apesar dos diversos rumores de que seus dias na Ferrari estariam contados, Felipe Massa pode contar com um aliado de peso para renovar seu contrato com a equipe italiana. Nesta quinta-feira, em Cingapura, Fernando Alonso declarou que, para haver uma substituição, seria preciso ter certeza de que o novo piloto é melhor que o brasileiro.

– Trabalho com o Felipe há três anos e temos uma relação muito boa. Se o time decidir trocar de piloto, quem vier tem que ser melhor que ele. Eu vi um monte de nomes publicados, e não sei se eles foram escritos com a cabeça ou com o coração. De todos os nomes que ouvimos, posso dizer que eles fizeram bem pouco em comparação ao que o Felipe já fez na Fórmula 1 – disse o espanhol, categórico.

De acordo com Alonso, o brasileiro tem o perfil que a equipe procura, e outros fatores devem ser levados em conta na hora de tomar a decisão.

– Acho que temos que respeitar a decisão da equipe. Em minha opinião, precisamos ter um piloto que respeite Ferrari, que respeite a tradição e o modo como nós trabalhamos para a equipe, para os carros vermelhos. Esta é a prioridade – analisou o líder do Mundial.

A dupla, que foi formada em 2010 a partir da chegada do espanhol à escuderia, participou de uma ação promocional de um dos patrocinadores do time. Felipe e Fernando tiraram fotos ao lado de uma réplica de um carro de Fórmula 1 da equipe. A peça, em tamanho real, foi produzida com blocos plásticos de montar.

Admitindo que seu contrato ainda não está assinado, Felipe Massa reforçou que seu foco está nos resultados, sem que a pressão por uma decisão tenha influência em sua performance.

– Nós precisamos continuar em busca de bons resultados, tentando fazer o melhor no carro e trabalhando para que todos os fatores funcionem conjuntamente. Isso é o que eu sempre tento fazer, e é a coisa mais importante para mim agora. Meu contrato não está assinado ainda, mas eu estou realmente ansioso para isso – confessou o brasileiro.

Alonso ainda aproveitou para fazer uma análise da briga pelo título mundial de 2012. Para o espanhol, há muitos pilotos com chances. E o GP de Cingapura, neste fim de semana, será fundamental para suas pretensões de conquistar o campeonato, já que a McLaren vive um bom momento.

– Há muitas equipes fortes e talvez cinco ou seis pilotos que podem lutar pelo título. Lewis é o segundo no momento, e digo desde fevereiro que ele é o que provavelmente eu mais respeito, porque sabemos o que ele pode fazer em carros bons e carros ruins. A McLaren venceu as últimas corridas e por isso eles são os favoritos aqui também.Trouxemos algumas peças novas para o carro e nosso objetivo é lutar pela pole e pela vitória nesta corrida. Fomos competitivos em Mônaco e Canadá, que são circuitos similares e por isso estamos otimistas. Sabemos o quão importante é pole aqui – frisou o bicampeão.

Recentes