Categorias: Maceió

Descarte irregular de entulhos ‘cria’ lixões nas ruas de Maceió

Andando pelas ruas da grande Maceió é possível perceber que algumas estão tomadas por entulhos

Alagoas24horas/Arquivo

Lixo ‘toma’ as ruas Carlos Miranda e Escrivão José de Souza

Andando pelas ruas da grande Maceió é possível perceber que algumas estão tomadas por entulhos, podas de árvores e dejetos de avícolas e animais mortos. Em duas delas, visitadas pelo Alagoas24horas, foi constatado que o problema perdura há meses.

A coleta de lixo na capital foi, inclusive, alvo de investigação por parte do Ministério Público Estadual. As empresas contratadas pela prefeitura são investigadas, assim como o chefe do executivo municipal, por envolvimento na suposta máfia do lixo.

Na manhã desta quarta, 26, o Alagoas24horas constatou o acúmulo de entulhos nas ruas Carlos Miranda com a Escrivão José de Souza, no bairro do Poço, e Zeferino Rodrigues, na Ponta da Terra. De acordo com os moradores das duas localidades, os entulhos estão há mais de três meses nas ruas.

“Começou assim, chegou um carroceiro colocando alguns entulhos e foi embora”, explicou Jorge Nunes, morador da Rua Zeferino Rodrigues. “Depois foi que desembestou tudo e vários outros vieram e hoje encontramos de tudo neste ponto de lixo”, acrescentou.

Ainda segundo ele, não há nenhuma fiscalização no local e que a população já cansou de reclamar, protestar, porém são ignorados pelo poder público. “Na época que tinha um fiscal ele só vinha no final da tarde para fazer uma ligação para a sua responsável dizendo que tinha lixo no local”, afirmou.

O superintendente municipal de Limpeza Urbana, José Roque da Silva, destacou que as fiscalizações são feitas constantemente. Ainda segundo ele, hoje está sendo liberado dois veículos – um da Secretaria Estadual de Agricultura e da Associação dos Plantadores de Cana (Asplana) –apreendidos na semana passada depositando entulhos nas ruas.

“Estamos trabalhando para coibir esta ação, as fiscalização estão sendo feitas, agora o que falta é a educação da população”, se explicou, reconhecendo que o próprio poder público é omisso no cumprimento da educação. “Infelizmente é uma realidade que nós enquanto gestores temos que tomar consciência”, complementou.

O secretário garantiu que a limpeza destas ruas, como também de outras localidades na cidade serão realizadas ainda nesta madrugada. “Intensificaremos o nosso trabalho”, destacou ressaltando que as Centrais de Entulhos foram fechadas após uma solicitação do MPE. “Ninguém quer ter uma central de entulho ao lado de sua casa, agora o maceioense tem que entender que se fez uma reforma tem que chamar o carro de entulho e pagar o serviço”, concluiu.