Categorias: Cultura

Exposição retrata a Maceió de ontem e de hoje

106ª Exposição Fotos da Antiga Maceió acontece no hall dos Correios e pode ser visitada até o final do mês de outubro.

Adailson Calheiros/Agência Alagoas

Exposição que acontece na sede dos Correios faz um comparativo dos traços arquitetônicos de Maceió

Uma Maceió bucólica e que praticamente não existe mais. Assim pode ser definida a 106ª Exposição “Fotos da Antiga Maceió”, sob a curadoria do pesquisador e historiador José Bilu da Silva, e que ocorre no hall da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), localizada no Centro de Maceió. As imagens podem ser vistas até o final do mês de outubro e a entrada é gratuita.

Na exposição, os visitantes poderão apreciar fotos com a arquitetura original da capital de Alagoas nas décadas de 20 e 30, que trazem traços da influência portuguesa e francesa. Há também imagens recentes, que ajudam a perceber as mudanças pelas quais Maceió passou ao longo do tempo.

Nos registros estão contidos os casarões, as praças, os bondes, recortes de jornais antigos e raridades, como a imagem da primeira casa construída em Maceió, situada no bairro de Bebedouro.

Por lá também é possível encontrar o raro registro fotográfico de um dirigível alemão sobre a não menos bucólica Praça do Centenário da década de 30, no século passado.

“O que me estimula a realizar mais uma exposição fotográfica da antiga arquitetura de Maceió é a emoção das pessoas quando se deparam e comparam as fotografias, observando como Maceió era como está hoje”, destaca o curador José Bilu.

“Estas fotografias da Maceió antiga mexem com a alma da gente”, reforça o servidor público Virgílio Agra, 50 anos, um dos visitantes, ao expressar o sentimento a que fez referência o curador da exposição.