Categorias: Saúde

Em Alagoas, médicos de planos de saúde não aderem greve nacional

Planos de saúde continuam atendendo normalmente em Alagoas.

Alagoas não vai aderir a paralisação nacional contra as operadoras de saúde, planejada para acontecer de hoje, dia 10/10, até 25. Segundo o coordenador da Comissão de Negociação no Estado, Cleber Costa, já está bastante avançado o acordo entre os médicos e as operadoras locais, por isso não há necessidade do protesto.

Em todo o País a luta se arrasta desde o ano passado, reivindicando reajuste médio de 50% na tabela de serviços e o fim das “intervenções antiéticas,” que são as pressões sobre os profissionais no sentido de evitar pedidos de exames e outros procedimentos que elevem os custos dos tratamentos.

A decisão foi um consenso entre as lideranças das entidades médicas de Alagoas, após reunião realizada ontem à noite, no Conselho Regional de Medicina, como explicou Cleber, lembrando que onde houver paralisação os serviços de urgência e emergência não serão afetados, mas as consultas e a chamada assistência eletiva, mesmo marcadas com meses de antecedência, serão reagendadas para depois da greve. Já confirmaram a adesão: Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia.

De acordo com o presidente do CREMAL, Fernando Pedrosa, a expectativa da categoria aqui em Alagoas é de que seja fechada uma proposta decente até a próxima sexta-feira. “Optamos por esgotar todas as possibilidades de negociação, mas caso os colegas fiquem insatisfeitos com a proposta a ser apresentada, aí sim poderemos anunciar para semana que vem uma paralisação”, avisou.