Categorias: Economia

Programa de Microsseguros será implantado em Alagoas

Ação articulada pela Desenvolve vai beneficiar comunidades de baixa renda.

Seplande

Seplande

Pensando em promover a segurança financeira das classes de baixa renda do Estado, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas vem articulando a implantação de um programa de microsseguros. Nesta quarta-feira (10), a instituição esteve reunida com parceiros para discutir as ações para o lançamento do projeto.

O programa vai assegurar a situação financeira em casos de acidentes ou morte, através de microsseguros adaptados às necessidades e capacidade de pagamento dos interessados.

Segundo o executivo da American Life Seguros, Richard de Freitas, o primeiro passo será a realização de uma pesquisa de mercado, onde serão identificadas as características das comunidades que serão beneficiadas. “O objetivo é desenhar produtos com particularidades de acordo com a necessidade de cada região”, explicou.

Após a análise das comunidades, o programa vai realizar uma capacitação com os agentes de crédito das instituições envolvidas, dentre elas as cooperativas e associações envolvidas no edital de microcrédito, realizado pela Desenvolve.

Para a coordenadora de Projetos da Desenvolve, Catalina Velásquez, a Agência de Fomento de Alagoas vem realizando um trabalho voltado para o apoio institucional do programa, além da articulação com os parceiros, que serão diretamente beneficiados.

Programa
O programa de Microsseguros faz parte de uma iniciativa desenvolvida por meio de um termo de cooperação firmado entre a Desenvolve, a American Life, uma das principais companhias de microsseguros do Brasil, e a International Finance Corporation (IFC), instituição pertencente ao Banco Mundial (Bird).

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, o objetivo principal é instalar um sistema de microsseguros e fortalecer o setor de crédito em Alagoas. “Desta forma, estamos contribuindo para a erradicação da pobreza extrema em nosso Estado, através da criação de uma linha de proteção à população afastada dos principais centros financeiros”, enfatizou.

Inicialmente estão envolvidas as instituições: Associação de Microcrédito e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado de Alagoas (Amicred); Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Central Alagoano (Coopcral), em Arapiraca; Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Coopeagre), em Igaci; e Cooperativa de Crédito Rural do Sertão Alagoano (Cocreal); e o Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), ambos em Pão de Açúcar.