Comissão de Concurso da Segesp deferiu pedidos de isenção da taxa de inscrição; lista está no site do Cespe UnB
A Comissão de Concurso da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) deferiu 896 pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Concurso da Polícia Civil de Alagoas. Desse total, 488 são desempregados, 16 comprovadamente carentes, 318 doadores de sangue e 43 recebem salário mínimo. A lista com o nome desses candidatos já pode ser consultada no site do Cespe http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_al_12. e estará publicada no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (15).
O valor da inscrição para os cargos de Agente e Escrivão é de R$ 96,00. Para o cargo de delegado, a taxa é de R$ 152,00. O pagamento pode ser efetuado até o próximo dia 16 de outubro.
A isenção da taxa de inscrição está amparada pela Lei Estadual nº 6.873, de 10 de outubro de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas de 11 de outubro de 2007, regulamentada pelo Decreto nº 3.972, de 30 de janeiro de 2008.
Os candidatos disputarão 400 vagas, distribuídas em três cargos: Agente de Polícia, 240 vagas (sendo doze delas para deficientes); Delegado de Polícia, 40 vagas (duas delas para deficientes) e Escrivão de Polícia, 120 vagas (seis delas para deficientes). O concurso será realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e pela PC/AL.
Os candidatos interessados nos cargos de agente e escrivão precisam ter 18 anos completos e nível superior completo em qualquer área. Para o cargo de agente, é necessário também ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B”, no mínimo. Aqueles que pretendem disputar uma das vagas de delegado devem ter 18 anos completos e nível superior em Direito. Outros requisitos exigidos para os cargos específicos podem ser consultados no edital.
A primeira etapa do concurso compreenderá provas objetivas. A segunda etapa consistirá de Curso de Formação Policial, de responsabilidade da Polícia Civil. Ambas as etapas serão realizadas na cidade de Maceió. As avaliações serão aplicadas nos dias 10 e 11 de novembro.
No primeiro dia, no período da tarde, apenas os candidatos ao cargo de delegado farão as provas objetivas e discursivas, com duração de 5h. No segundo dia pela manhã, serão os candidatos ao cargo de escrivão, e à tarde, para agente. As provas terão 4h30 de duração.