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Fiat 500C será conversível mais barato à venda no Brasil

O Smart Cabrio, por exemplo, é o mais barato do Brasil hoje e sai por R$ 72.500.

Divulgação

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É mais fácil imaginar o que um brasileiro pensa da vida dos cangurus australianos do que de um carro conversível. À exceção dos tempos em que Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi fustigavam os consumidores com suas capotas removíveis nos anos 1980 e 1990, sempre foi caro demais ter um modelo assim. O Smart Cabrio, por exemplo, é o mais barato do Brasil hoje e sai por R$ 72.500.

Em virtude disso, a chegada do novo Fiat 500C durante o Salão do Automóvel de São Paulo pode ser um marco na história recente do mercado nacional. Com preço estimado entre R$ 57.000 e R$ 60.000 (com opcionais), ele deve se posicionar como o conversível mais barato do Brasil. Importado do México, o 500C chega com o mesmo pacote de equipamentos e acabamento da versão Lounge Air, com motor 1.4 MultiAir, de 105 cv.

O mecanismo do 500C, na verdade, não elimina a coluna superior. Apenas substitui o teto rígido e o vidro traseiro fixo por uma capota de lona (preta ou vermelha) e um vidro traseiro menor. O sistema é elétrico e se recolhe em dois estágios. No primeiro, abre-se até a parte traseira, depois você clica de novo no botão e ele se recolhe até acima da tampa traseira. A operação dura em torno de 25s. Para abrir a tampa do portamalas basta tocar o botão sob a barra cromada: a capota se recolhe levemente e dá acesso ao bagageiro.

As sensações ao volante são bem semelhantes às que você tem no 500 Lounge de capota rígida, com o qual divide também o câmbio automático de 6 marchas. Até a acústica interna é parecida: mesmo com a capota de lona, há pouca interferência externa. Uma barra transversal na parte de baixo do monobloco dá mais rigidez ao conjunto, que ganhou apenas 30 kg com as modificações. O 500C estará à venda em novembro, bem perto do verão, a estação ideal para ele.

CABELOS AO VENTO DESDE 1957…
Lançado como Nuova 500, o Fiat 500 que inspirou a versão atual já tinha o teto de lona retrátil manualmente desde 1957. No entanto, os cabelos não esvoaçavam tanto assim, já que o pequeno motor de 479 cc (ou 0.5 l) produzia apenas 13 cv. O modelo contava também com portas suicidas, que abriam de trás para frente.