Categorias: Maceió

Mudanças no sistema da Secretaria de Finanças prejudicam usuários

A secretária de Finanças de Maceió, Marcilene Costa, confirmou a mudança no sistema tributário municipal que, segundo ela, será todo online, mais veloz e integrado em tempo real com os sistemas financeiro e contábil.

Uma mudança no sistema tributário do município de Maceió tem causado transtornos aos usuários que precisam obter documentos como certidão negativa de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Alguns desses contribuintes entraram em contato com o Alagoas24horas para relatar que, há uma semana, os serviços de emissão dos documentos estão comprometidos na Secretaria Municipal de Finanças (SMF).

A técnica de Enfermagem Maria Selma da Silva Rocha, de 54 anos, contou que, desde o dia 15 de outubro, até esta segunda-feira, 22, tem ido diariamente a SMF e tentado, sem êxito, obter uma certidão negativa de IPTU referente à 2011, documento necessário para o registro de um imóvel.

“São seis dias que tenho ido lá, enfrento filas e não consigo retirar a certidão, com a justificativa de que o sistema está sendo modificado. Chegou a ser impressa uma certidão, mas, com o nome e endereços trocados. O resultado é que terei que pagar uma multa no Cartório de Registro de Imóveis porque a Secretaria de Finanças não consegue imprimir um documento ao qual tenho direito”, desabafou.

Maria Selma se queixou ainda sobre a população não ter sido informada acerca de tais mudanças e que, em razão disso, desde a semana passada várias pessoas estão perdendo tempo em filas e enfrentando problemas para conseguir os documentos emitidos pela SMF. “É um absurdo punir a população, que não tem nada a ver com a mudança do sistema”, completou.

À reportagem do Alagoas24horas, a secretária de Finanças de Maceió, Marcilene Costa, confirmou a mudança no sistema tributário municipal que, segundo ela, será todo online, mais veloz e integrado em tempo real com os sistemas financeiro e contábil.

“Toda mudança de sistema, toda migração, causa desconforto, é um momento traumático, mas, está sendo normalizado. Podemos dizer que, nessa semana, em uma escala de zero a dez, estamos no nível oito de normalidade”, explicou.

A secretária frisou que o caso da técnica de Enfermagem deve ser isolado e voltou a afirmar que o novo sistema só trará benefícios aos usuários.

De acordo com Marcilene Costa, após a conclusão da migração, os usuários poderão acessar com maior rapidez, serviços como emissão de certidões, ITBI (Imposto sobre transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso) e outros, por meio da página eletrônica www.smf.maceio.al.gov.br.