Categorias: Futebol

CRB x Vitória – Rebaixamento, acesso, liderança, crise…

Ricardo Silva fará sua estreia no comando do técnico Paulo Cesar Carpegiani

Se tem uma partida da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, nesta terça-feira, que merece todas as atenções ela será realizada no Estádio Rei Pelé, às 19h30, quando CRB e Vitória se enfrentam por objetivos distintos. Os dois times almejam coisas diferentes, mas têm em comum o fato de não estarem passando por um bom momento na competição.

O Galo da Pajuçara não sabe o que é vencer há nove partidas na Série B – três empates e seis derrotas – e pode cair para a zona de rebaixamento se tropeçar novamente. Isso porque o time é o 16º colocado, com 30 pontos, dois a mais que Guaratinguetá e Bragantino, que enfrentam Avaí e ABC, respectivamente.

Mas não é só o CRB que está passando por um momento turbulento. Apesar de estar em terceiro lugar, com 63 pontos e podendo assumir a liderança, desde que vença e Criciúma e Goiás tropecem, o Leão vem caindo de produção, tanto que perdeu para o Atlético-PR, por 2 a 0, no Barradão, resultando na saída de Paulo Cesar Carpegiani. Ricardo Silva assumiu o cargo. Porém, o clima no Vitória é bastante tenso. O elenco rubronegro estaria rachado, tanto que dois jogadores teriam se desentendido após a derrota para o Furacão.

Muitos desfalques
Ao todo, o técnico Roberval Davino não poderá contar com quatro jogadores para essa partida. O atacante Edson recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Já o volante Ricardo Lopes e o atacante Denilson estão vetados pelo departamento médico. O experiente Marcinho Guerreiro foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por quatro jogos e tem que cumprir mais dois. A diretoria tenta o efeito suspensivo.

Por outro lado, o zagueiro Rodrigão e o volante Mineiro voltaram a trabalhar com bola e podem ser relacionados para essa partida, mas a presença entre os titulares é difícil. Já o zagueiro Filipe cumpriu suspensão automática e deve aparecer como opção no banco de reservas. Em relação ao time que entrou em campo na última rodada, o técnico Roberval Davino deve realizar apenas uma mudança. Vitor deve entrar no lugar de Ricardo Lopes.

"Precisamos observar todo o grupo, pois temos uma sequência forte de sete jogos onde muitos estão pendurados com cartões e outros estão voltando de contusões", explicou o treinador.

Mudanças, clima ruim…
O diretor de futebol Raimundo Queiroz disse que a saída de Carpegiani foi em comum acordo devido aos recentes resultados – nos últimos cinco jogos, foram três derrotas e duas vitórias – e garantiu não estar analisando nomes de possíveis treinadores para o fim dessa temporada. Assim, Ricardo Silva ficará no cargo dependendo dos resultados.

"A decisão foi tomada em comum acordo. Devido aos últimos acontecimentos decidimos fazer essa mudança e o Ricardo esta efetivado. Não existe um prazo para ele. Enquanto estiver dando certo fica no comando. Não estamos no mercado. Não temos um nome", destacou o dirigente ao site iBahia.

A estreia de Ricardo Silva será nesta terça-feira. Logo depois de ter sido confirmado com substituto de Carpegiani, o treinador passou o domingo analisando as últimas partidas do time alagoano. O lateral-esquerdo Gilson foi vetado pelo departamento médico, enquanto o atacante William Batoré recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática.

Na lateral, Ricardo Silva deve confirmar Mansur, que foi convocado para um período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-20 e tinha retorno previso para quarta-feira, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acabou antecipando sua volta, após pedido da diretoria rubronegra. Na frente, Dinei e Willie disputam a vaga de William ao lado de Elton, que tem presença confirmada. O zagueiro Victor Ramos segue de fora.