Centenas de crianças e jovens participaram, na manhã deste domingo, 28, da abertura do projeto “Domingo no Cepa".
Centenas de crianças e jovens estudantes do Cepa e moradores da região participaram, na manhã deste domingo, 28, da abertura do projeto “Domingo no Cepa”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), que tem como objetivo aproximar e envolver as comunidades dos bairros do Farol, Pinheiro, Pitanguinha e Bebedouro, do complexo educacional. A ideia é transformar o Cepa em um espaço de lazer que seja utilizado pelas famílias aos domingos.
Segundo o administrador do Cepa e assessor especial da SEE, Francisco Beltrão, a secretaria quer que a comunidade se aproprie desse espaço, considerado vital os moradores do entorno, e se sinta responsável por ele. “O Cepa é um espaço que deve ser usados por essas famílias que não têm muita opção de lazer com as crianças. Queremos promover a integração entre os alunos, os professores, os servidores e as famílias. Que passem a cuidar e preservar mais esse espaço”, disse.
O secretário de Educação do Estado, Adriano Soares, por sua vez, enfatizou que essa ação é um resgate do Cepa, uma forma de manter a escola viva. “Essa ação no Cepa deve servir de exemplo para as demais escolas para que a educação não fique restrita à sala de aula. Queremos realizar atividades artísticas, esportivas e recreativas nas demais escolas do Estado”, enfatizou Soares.
O espaço de lazer do Cepa será aberto aos domingos exceto nos dias em que as escolas do Cepa forem usadas para concursos públicos e provas como as do Enem. Segundo Francisco Beltrão será um espaço para torneios, campeonatos, passeios ciclísticos, além de piquenique para as famílias.
O secretário de articulação do Governo, Claudionor Araújo, reforçou a importância de envolver a comunidade na vida escolar e combater as drogas com educação. “Precisamos de iniciativas como esta de promoção à associatividade para afastar crianças e adolescentes das drogas, para acabar com a evasão escolar e formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade”, disse ao parabenizar o projeto.
A abertura aconteceu às 9h, em frente à sede da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) com apresentação da Banda do Exército e hasteamento do Pavilhão Nacional e Estadual, com a participação do Coral Infantil de uma comunidade vizinha. Também foi realizado um passeio ciclístico pelas ruas do Farol, Pitanguinha e Pinheiro.
Também foram realizadas atividades esportivas como o torneio de futebol de campo, uma apresentação do nado sincronizado e Rapel, além de brinquedos para crianças menores.
A programação segue à tarde com as seguintes atividades:
Na área cultural, o Domingo no Cepa terá apresentações de grupos de Capoeira e Hip Hop – que acontecerão em frente a sede da 15ª CRE – e da Banda do Exército. E para a criançada, a diversão está garantida com palhaços, pedalinho, bicicleta e cama elástica, tudo a preço popular.
Palestras sobre primeiros socorros e desarmamento, além de competições de atletismo. O término das atividades está previsto para as 17h.