Categorias: Maceió

Fecomércio apresenta ao futuro prefeito reivindicações do setor

A entidade convidou vários segmentos do comércio para apresentar demandas do setor, que responde por 53,3% do total de empregos formais da capital

Assessoria

Fecomércio apresenta ao futuro prefeito reivindicações do setor

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) promoveu, na tarde de hoje (29/10), uma reunião com o prefeito eleito Rui Palmeira, representantes da Associação Comercial, Aliança Comercial, Acadeal, Sebrae, Sesc, Senac e CDL, bem como empresários do setor.

Apresentando o objetivo do encontro, o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, explicou que a iniciativa visa “demonstrar o que o setor representa para a economia local e buscar o apoio e comprometimento da nova gestão municipal às ações voltadas à melhoria de atuação e fortalecimento das empresas do setor terciário. A economia de Maceió foi a terceira que mais cresceu no Nordeste e nosso setor tem participação efetiva nesse crescimento”, argumentou Malta.

Durante a reunião, o consultor econômico da Fecomércio e professor Ufal, Fábio Guedes, demonstrou a importância do setor na geração de emprego e renda ao apresentar alguns números da economia da capital baseados em pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo os dados, a área de comércio e serviços representa 53,3% do total de empregos formais da capital, o que corresponde a quase 175 mil contratos. Com isso, o comércio de Maceió é o segundo maior entre as capitais de mesmo porte do Nordeste em termos de geração de empregos.

Após a apresentação, os empresários tiveram a oportunidade de expor ao prefeito eleito as necessidades e as sugestões para atender as demandas do setor. Entre as observações, o fortalecimento da educação básica como forma de preparar mão de obra futura e a mobilidade urbana foram alguns dos temas recorrentes.

Sobre as questões expostas, Rui Palmeira afirmou que se empenhará na resolução, mas reconheceu que algumas solicitações requerem tempo. “Pelas demandas que nos foram passadas e pela realidade de Maceió, sabemos que os desafios são muito grandes e os problemas variados. Houve aqui um debate rico e falamos de vários problemas que certamente nós não vamos vencê-los rapidamente, mas temos que pensar alternativas de recursos e rubricas que já existem. Nós temos como apresentar bons projetos e vamos fazer isso”, disse Palmeira, acrescentando que irá criar um departamento exclusivo para a realização de projetos estruturantes para conseguir esses recursos, tanto em Brasília quanto em organismos internacionais, e que buscará parcerias que tragam desenvolvimento para o município e ao comércio, setor fundamental para a economia da capital.

Reivindicações

Entres as reivindicações formuladas e entregues ao prefeito eleito estão a recuperação e melhoria na infraestrutura do calçadão do comércio, o que envolve também a questão da iluminação (no centro e na cidade), limpeza urbana, áreas para estacionamento, local para carga e descarga e para acesso de viaturas do Corpo de Bombeiro e Polícia Militar; a criação de um posto de saúde no Centro da Cidade visando facilitar o atendimento aos comerciários, uma vez que muitos não têm condições de custear um plano de saúde, ainda que o empregador arque com parte das despesas; o investimento em creches e o auxílio da Guarda Municipal no trabalho de segurança realizado pela PM.

A criação do Plano de Cargos e Salários para os profissionais da rede pública municipal de ensino também foi abordada. A ideia é motivar os profissionais da área e promover uma qualidade real no ensino, preparando os atuais alunos para o mercado de trabalho e favorecendo a capacitação profissional, já que falta de mão de obra é latente e a principal dificuldade na qualificação reside na deficiência do ensino básico e fundamental. Outras reivindicações foram a recuperação das praças de Maceió, a fiscalização e ordenamento dos mototáxis e investimentos e ordenamento nos bairros e avenidas que estão se tornando muito comerciais, a exemplo dos bairros Benedito Bentes e Jacintinho e das avenidas Jatiúca e Amélia Rosa.