Novo desembargador ratifica seu espírito de soma e de promoção do diálogo onde houver divergências.
O desembargador Fernando Tourinho tomou posse, na manhã desta segunda-feira, em solenidade conduzida pelo presidente Sebastião Costa Filho, confirmando o “espírito de somar e promover o diálogo quando houver divergências”. Tourinho ocupou a vaga deixada pela desembargadora Nelma Torres Padilha, aposentada compulsoriamente em agosto.
“Há uma grande responsabilidade em substituir a desembargadora Nelma Padilha, a primeira juíza de Alagoas, magistrada exemplar que soube honrar a sua toga. Chego ao cargo de desembargador deste Tribunal de Justiça com o intuito de somar e buscar alternativas de melhorar o judiciário alagoano”, discursou o desembargador Fernando Tourinho.
O desembargador presidente, Sebastião Costa Filho, frisou que a renovação é necessária e fundamental para o Poder Judiciário. “Quantas gerações já passaram por aqui e quantas gerações ainda passarão? A renovação no Judiciário é natural e acredito que o desembargador Fernando Tourinho saberá honrar este cargo”, disse.
Durante a cerimônia, o desembargador Fernando Tourinho falou também sobre a relevância de seus pais, desembargador aposentado José Fernando Lima Souza e Geyne de Omena Souza, para sua formação acadêmica e moral, de suas referências na magistratura e do apoio de sua esposa, Claúdia Lisboa Souza e de seus três filhos.
O juiz Fernando Tourinho foi escolhido desembargador em sessão extraordinária, na tarde da última quinta-feira. Na ocasião, ele falou à TV Tribunal.
Presenças
Acompanharam a cerimônia de posse os desembargadores Edivaldo Bandeira Rios, Otávio Leão Praxedes e Eduardo José de Andrade, os desembargadores aposentados Nelma Torres Padilha, Juarez Marques Luz e José Fernando Lima Souza.
Os juízes Diógenes Tenório, auxiliar da presidência, Domingos de Araújo Neto, Pedro Ivens Simões, presidente da Almagis, George Leão Omena, Maurílio Ferraz e Alexandre Lenine, também prestigiaram o novo desembargador.
A secretária especial da presidência do TJ/AL, Josete Pituba, e o diretor geral do TJ/AL, Maurício de Omena Souza, também compareceram à solenidade.