Este é o terceiro ano em que o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, organizadores do Prêmio
Jornalistas de importantes veículos de comunicação e com grande experiência na prática e ensino do jornalismo julgam desde a semana passada o Prêmio Braskem de Jornalismo 2012, que irá contemplar os autores das melhores reportagens produzidas e veiculadas em Alagoas no período de um ano. A comissão julgadora, formada por seis profissionais alagoanos e seis de outros estados, analisa nesta primeira etapa 219 trabalhos, inscritos por cerca de 100 jornalistas.
Este é o terceiro ano em que o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, organizadores do Prêmio, convidam jornalistas de fora para participar do julgamento. E nesta edição de 2012, cinco dos seis convidados estão participando pela primeira vez. Já os jurados de Alagoas foram indicados pelos cursos de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, do Centro Universitário Cesmac e da Faculdade Integrada Tiradentes.
“O objetivo de mesclar a comissão julgadora com profissionais de renome nacional e jornalistas de Alagoas, estes últimos também representantes da área acadêmica, é propiciar uma ampla e variada visão para a análise dos trabalhos, além de total transparência”, disse a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Valdice Gomes.
Os jornalistas de outros estados convidados para julgar o Prêmio Braskem de Jornalismo 2012 são ADRIANA LACHIA (chefe de pauta da TV Câmara de São Paulo, com passagens pela TV Globo, SBT, Gazeta, Record e TVE da Espanha), JONNE RORIZ (repórter fotográfico do jornal O Estado de São Paulo, exercendo atualmente a função de editor assistente de fotografia, responsável pela produção dominical e projetos especiais da empresa), CELSO KINJÔ (coordenador de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, com passagens pela TV Globo, Jornal da Tarde e revistas Realidade, Pope, Quatro Rodas e Placar), VALCI ZUCULOTO (diretora da Federação Nacional dos Jornalistas, professora de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com passagens pelo O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha), JORGE FÉLIX (Editor do blog Poder Econômico do Portal IG, foi repórter especial do Jornal do Brasil, editor-assistente de Política da revista IstoÉ, colunista do portal AOL, repórter de economia dos telejornais Bom dia Brasil e Jornal da Globo, e coordenador de produção do Jornal Nacional), e BETH ALVES (jornalista da CDN Comunicação Corporativa-SP).
Os jurados de Alagoas são os professores de jornalismo Ronaldo Bispo e Sivaldo Pereira (Ufal), Rogério Xavier e Jorge Vieira (Cesmac), e Ricardo Moresi e Nasson Paulo (FITs). Das mãos desses profissionais saíram diversos repórteres que trabalham atualmente em veículos de comunicação do estado, além de assessores de imprensa.
O Prêmio Braskem de Jornalismo possui doze categorias, além da principal, e dividirá entre os vencedores R$ 39.500,00. Nesta primeira etapa do julgamento os jurados darão notas individuais aos trabalhos, sendo que os três de melhor média, em cada categoria, irão para o julgamento final, marcado para o dia 24. “Um jurado não sabe da nota do outro e existe sigilo absoluto entre eles”, explica Valdice Gomes.
A solenidade de premiação dos vencedores será também no dia 24, horas depois do julgamento final, na casa de eventos Vox Room, em Jaraguá. A festa reunirá cerca de 600 jornalistas, estudantes de jornalismo, empresários da comunicação e autoridades, entre outros convidados.