Categorias: Maceió

Marcelo Brabo apresenta proposta na Associação dos Procuradores

Eleições OAB/AL: Marcelo Brabo apresenta propostas da Chapa Mais OAB

Assessoria

Marcelo Brabo apresenta propostas da chapa Mais OAB

A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL) promoveu, na tarde desta terça-feira (06), a terceira entrevista do ciclo de debates com candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas. No auditório da APE, associados, advogados e correligionários puderam conhecer as propostas do advogado Marcelo Brabo, da Chapa Mais OAB.

A iniciativa tem o objetivo de estimular o debate de ideias democraticamente. “Oferecemos este espaço para que os cinco candidatos possam falar diretamente aos procuradores, esclarecendo principalmente questões relevantes para a categoria. É importante que no dia das eleições (23 de novembro) todos possam votar de forma segura”, destacou o presidente da APE/AL, Roberto Mendes Filho.

O candidato Marcelo Brabo abordou seu histórico profissional e as principais propostas da chapa, que versam sobre anuidade zero e social, prerrogativas, sociedade, jovens advogados, interiorização da OAB, advogados concurseiros, formação continuada, advogados públicos e privados.

Brabo ainda afirmou que, caso seja eleito, irá disponibilizar uma sala específica para os procuradores estaduais na nova sede da OAB, em Jacarecica. Garantiu também a criação da Comissão de Advocacia Pública, que será presidida por representantes da categoria.

Propostas

Ao final das apresentações, o presidente da APE/AL fez perguntas sobre temas relacionados aos procuradores de forma direta, como a PEC 52/2011, que propõe alterar o critério de escolha do Procurador-Geral do Estado de Alagoas. De acordo com a emenda, o cargo poderia ser ocupado por um advogado não integrante da carreira.

“Sou contra esta PEC por entender que a PGE tem uma carreira sólida e qualificada, sua proposição fere a categoria em duas de suas principais prerrogativas. Tive oportunidade de assim me manifestar em contato com deputados e procuradores por reconhecer que essas conquistas não podem ser retiradas da classe. Esse é um compromisso que assumo como advogado e, penso, ser obrigatório para a OAB”, declarou o candidato.

Brabo defendeu a autonomia financeira e administrativa de gestão das procuradorias, honorários, isonomia e a possibilidade do procurador de estado de exercer a advocacia privada. “A OAB deve lutar pelo fortalecimento da categoria, assegurando ao procurador de estado as condições para bem desempenhar suas funções, garantindo a necessária liberdade técnica e intelectual”, disse o candidato.

Próximos debates

O ciclo de debates continua amanhã (08), às 15h, com o advogado Welton Roberto (Chapa Prerrogativa é a Ordem). Na próxima terça-feira (13), também às 15h, será a vez de Thiago Bomfim (Chapa Renova OAB) participar do encontro na APE.

Legenda da foto: Marcelo Brabo, candidato à presidência da OAB/AL, Roberto Mendes Filho, presidente da APE/AL, e Marcelo Teixeira, procurador-geral do estado.