Ação faz parte de projeto estruturante de modernização da gestão escolar, definido como uma das prioridades da pasta no Programa Alagoas Tem Pressa
As escolas que compõem a rede estadual de ensino já começaram a receber os 1.700 novos computadores, adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) por meio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A ação, que teve continuidade nesta quarta-feira (7) em todas as escolas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), faz parte das prioridades da pasta definidas no Programa Alagoas Tem Pressa, do Governo do Estado.
Os equipamentos serão destinados aos setores administrativos das unidades de ensino e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com o intuito de contribuir para a modernização da gestão escolar, através da execução do Projeto de Gestão Integrada para Resultado – uma das ações do projeto estruturante de Desenvolvimento do Capital Humano, do ATP.
Segundo o coordenador especial de Tecnologia da Informação da SEE, Jacques Paulino, além da aquisição dos computadores, o planejamento de modernização da administração inclui a instalação de rede sem fio e a interligação das escolas e coordenadorias por meio da Internet.
“A melhoria do Sistema de Gestão Escolar (Segeal) é o principal objetivo desta ação, mas existe uma série de metas contidas em um projeto prioritário de modernização administrativa das unidades de ensino e coordenadorias”, explicou.
O diretor da Escola Estadual Teotônio Vilela, Cícero Miguel, destacou a importância do equipamento para a parte burocrática da unidade de ensino.
“Os quatro computadores recebidos ficarão na secretaria da escola, sala dos professores e coordenação e serão muito úteis para o melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico e administrativo da escola”, reconheceu Miguel.
De acordo com Jacques, a distribuição dos computadores obedece a critérios adotados pela Superintendência de Gestão da Rede (Suger) da secretaria. O maior número de alunos matriculados e o tamanho da escola são representados em uma escala que varia de 1 a 6.
“Assim, as unidades de ensino de tipo 1 e 2, com maior número de estudantes, receberão cinco computadores, as de tipo 3 e 4 receberão quatro, as de 5 e 6, serão contempladas com três e as indígenas, que apresentam um quadro mínimo de alunos, receberão dois computadores cada”, detalhou o coordenador especial.
Ainda segundo Jacques, as escolas que estão em processo de reforma receberão o equipamento após o fim das obras.