A Prefeitura de Marechal Deodoro já apresentou um projeto de urbanização de orla, cujos recursos ainda dependem de entraves burocráticos.
A Secretaria do Patrimônio da União no Estado de Alagoas (SPU/AL) prorrogou até 28 de fevereiro de 2013 a data para desocupação das barracas instaladas na Praia do Francês. O prazo inicial se encerraria no próximo dia 13, mas foi prorrogado após reunião na tarde de ontem.
Um total de 20 barracas, traileres e tendas instaladas de forma fixa na área da Marinha deverão ser removidos. O imbróglio jurídico se arrasta há anos e várias barracas já foram demolidas. A ação ainda prevê a revitalização da orla do Francês, um dos principais cartões-postais do Litoral Sul do Estado.
Apesar da prorrogação, a orla deverá sofrer alterações no prazo de 30 dias, uma vez que alguns estabelecimentos estão instalados de forma irregular na praia. Para obter a prorrogação no prazo de permanência os comerciantes alegaram a alta temporada, período em que os comerciantes obtêm maior lucratividade.
Desde 2009 a Advocacia Geral da União determinou a derrubada das barracas da Praia do Francês. O local, que chegou a ser explorado por 32 estabelecimentos de grande porte, sofreu reintegração de posse, uma vez que pertence à União. A Prefeitura de Marechal Deodoro já apresentou um projeto de urbanização de orla, cujos recursos ainda dependem de entraves burocráticos.