Categorias: Futebol

Oficial: Ricardo Gomes acerta volta ao Vasco

Após se recuperar de AVC, treinador assumirá cargo de diretor-técnico na próxima temporada.

Globo.com

Ricardo Gomes e Dinamite

O Vasco anunciou em seu site oficial o retorno de Ricardo Gomes. Ele será diretor-técnico na próxima temporada. O novo homem forte do futebol cruz-maltino será apresentado nesta quarta-feira, às 11h30m, em entrevista coletiva em São Januário ao lado do presidente Roberto Dinamite.

Desde a saída de Marcelo Oliveira, Ricardo Gomes era o primeiro nome de Dinamite para assumir o comando do Vasco na próxima temporada. Depois de o técnico mostrar-se disposto a retornar ao futebol, os dois tiveram duas reuniões, uma no último sábado e outra na última segunda-feira, quando o acordo foi sacramentado. Gomes, assim, volta ao futebol após sofrer um Acidente Vascular Cerebral durante o clássico contra o Flamengo, no dia 28 de agosto de 2011.

Desde então, Ricardo Gomes se dedicou a intensos trabalhos de fisioterapia, musculação e fonoaudiologia para reduzir os efeitos do AVC. No meio do ano ele foi totalmente liberado pelos médicos para voltar a trabalhar, mas preferiu se concentrar na recuperação até sentir-se pronto para exercer suas funções.

No acordo com o Vasco, ficou decidido que Ricardo Gomes atuará como diretor-técnico, uma espécie de "manager", Será responsável por planejar o elenco, buscar contratações e comandar a equipe nos jogos. No entanto, no dia a dia de treinos terá Gaúcho, atual técnico interino, como seu braço direito.

Os momentos marcantes da luta de Ricardo Gomes

28/AGOSTO/2011 – Vasco e Flamengo disputam o clássico. Aos 20 minutos do segundo tempo, Ricardo Gomes passa mal e deixa o campo de ambulância. Logo é diagnosticado o quadro de AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Duas horas depois, ele é submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
31/AGOSTO – Jogadores de Vasco e Ceará fazem uma oração no meio do gramado de São Januário pela recuperação do treinador, antes da partida pelo Campeonato Brasileiro, a primeira de Cristóvão no comando da equipe. Ricardo Gomes continua em estado grave na UTI.

7/SETEMBRO – Ricardo Gomes passa a ficar totalmente sem sedativos. A família libera visitas de amigos mais próximos. As sessões de fisioterapia motora e respiratória continuam sendo realizadas de três a quatro vezes por dia.

9/SETEMBRO – O grupo de médicos resolve retirar o tubo traqueal que auxilia a respiração do técnico. Com isso, Ricardo Gomes já respira sem qualquer auxílio e já não fica o tempo todo deitado. Além de sentar, ele interage cada vez melhor com as pessoas, chegando a pronunciar de maneira clara algumas palavras.

12/SETEMBRO – Ricardo Gomes deixa o CTI após 15 dias de internação. Ele é transferido para o quarto e realiza sessões de fisioterapia motora em dois momentos do dia. O trabalho de fonoaudiologia também é feito.

18/SETEMBRO – Após 21 dias, o treinador recebe alta do hospital e vai para casa. No mesmo dia, o Vasco assume novamente a liderança do Campeonato Brasileiro.

16/OUTUBRO – Ricardo Gomes liga para a concentração do Vasco e conversa com os jogadores por viva-voz antes do jogo contra o Atlético-MG, em São Januário. O time da Colina vence por 2 a 0.

9/NOVEMBRO – Ricardo faz uma visita-surpresa (veja para os jogadores no hotel onde o Vasco está concentrado para o jogo contra o Universitario, do Peru.
12/NOVEMBRO – O treinador vai jantar com os jogadores na concentração do Vasco. Logo ao descer do carro, de carona com sua esposa, Cláudia, o comandante é recebido pelo presidente do Vasco, Roberto Dinamite, pelo então diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, pelo treinador Cristovão Borges, pelo preparador físico Rodrigo Poletto e por outros integrantes da comissão técnica. Já ao entrar no hotel, Ricardo Gomes recebe o abraço do reizinho Juninho Pernambucano e do ex-jogador Ricardo Rocha, que estavam no saguão.

7/NOVEMBRO – O técnico visita mais uma vez os jogadores do Vasco na concentração. Ele fica por algumas horas no local e janta com os atletas.

26/FEVEREIRO – A primeira visita de 2012 acontece antes da final da Taça Guanabara. Ricardo Gomes esteve com os jogadores na concentração para almoçar no dia da final da Taça Guanabara, contra o Fluminense. O time perde para o Tricolor por 3 a 1.

22/ABRIL – Em nova visita, o técnico leva motivação aos jogadores antes da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo. Desta vez, o Vasco sai vitorioso e garante vaga na decisão do segundo turno do Campeonato Carioca.

29/JUNHO – Ricardo Gomes acompanha um treino em São Januário pela primeira vez desde que sofreu o AVC.