O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Apesar de não haver cura, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.
Um levantamento do Ministério da Saúde publicado nesta terça-feira (13) mostrou que o diabetes mata quatro vezes mais pessoas do que a aids e supera também o número de mortos em acidentes de trânsito.
Os dados divulgados se baseiam em números de 2010, quando cerca 54 mil morreram por consequência direta do diabetes. Outros 68,5 mil, aproximadamente morreram de outras doenças, como câncer e problemas cardíacos, mas tinham o diabetes como um fator associado, que agrava o quadro dessas enfermidades. No total, quase 123 mil diabéticos faleceram.
Como comparação, no mesmo ano o HIV provocou a morte de em torno de 12 mil pessoas, enquanto os acidentes automobilísticos causaram cerca de 42 mil óbitos.
Entre 2000 e 2010, mais de 470 mil pessoas morreram em todo o Brasil em decorrência da diabetes. A taxa de mortalidade saltou de 20,8 por 100 mil habitantes, em 2000, para 28,7 por 100 mil habitantes, em 2010.
O Ministério da Saúde divulgou ainda que, nos primeiros semestres de 2010 a 2012, foram registradas, em média, 72 mil hospitalizações decorrentes da doença. Os dados foram publicados na véspera do Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quarta, 14.
Em Alagoas, várias atividades irão marcar o dia Mundial do Diabetes. Em Guaxuma, a Unidade de Saúde da Família irá promover a IV Caminhada Hiper Saúde – Dia Feliz. Os participantes, cerca de 150 pessoas atendidas na unidade, sairão em caminhada até o Sesc Guaxuma, onde será servido um café da manhã, seguido de atividades de lazer.
As ações educativas de combate à doença também serão desenvolvidas pela equipe da US João Paulo II, no Jacintinho. E nos dias 14, 19, 20, 21 e 22 deste mês, será a vez da unidade Tereza Barbosa (localizada no Eustáquio Gomes) desenvolver as ações preventivas neste sentido. A programação do mês se encerra apenas no dia 27, com a realização, pela US José Araújo Silva (situada no Jacintinho), de um passeio ao Parque Municipal de Maceió, onde serão feitas, com 40 usuários do Programa de Hipertensão e Diabetes da unidade e 14 funcionários, atividades de alongamento, resistência e relaxamento. A ação acontece das 8h às 11h.
O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Apesar de não haver cura, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.
Os principais sintomas da doença são o aumento do volume urinário, sensação de sede em exagero, fome excessiva, perda de peso, fadiga, fraqueza e infecções regulares. A redução do peso, aumento da ingestão de fibras, prática de atividade física regular e restrição de gorduras são algumas atitudes que podem prevenir os riscos de diabetes.