Categorias: Maceió

Campanha antirrábica começa na segunda-feira em Maceió

Maceió realiza campanha antirrábica a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza, a partir da próxima segunda-feira (19), a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A campanha, que tem como meta vacinar cerca de 120 mil animais, será iniciada com a imunização de cães e gatos em localidades da área rural do município, com a visita de agentes de endemias nas residências.

“A ação visa prevenir a transmissão da raiva urbana transmitida por cães e gatos em Maceió. Com uma vacinação periódica e rotineira de 80% dos cães e gatos domésticos é possível quebrar o elo da cadeia epidemiológica de transmissão, impedindo que o vírus alcance a população, interrompendo, assim, o ciclo urbano da doença”, explica o coordenador do CCZ de Maceió, Charles Nunes e Silva.

No Dia D da campanha, marcado para o sábado (24), serão disponibilizados, das 8h às 17h, 200 postos de vacinação espalhados pela cidade, instalados nas unidades de saúde e em locais como escolas e associações de moradores, facilitando o acesso à imunização dos animais. Para atingir a meta, a SMS estará mobilizando na ação 840 vacinadores, 09 Médicos Veterinários e 53 técnicos de apoio aos postos, além do Programa Municipal de Imunização.

A Coordenação do CCZ alerta, porém, que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 60 dias de nascido e a imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarreia, caquexia, entre outras) ou fêmeas em período de gestação. Além disso, os proprietários que tiverem dificuldade para deslocar seu animal até o local de vacinação, poderão solicitar ao vacinador, a visita do CCZ para imunização no domicílio. O pedido será submetido à avaliação da Coordenação de Ações de Controle da Raiva do CCZ, para ser incluído ou não nas ações de rotina do órgão.

Após o Dia D da campanha, o município continuará a vacinar os animais, no período de 26 a 30 deste mês, mas apenas no Centro de Controle de Zoonoses e em uma unidade de cada Distrito Sanitário. Para fechar a programação, as equipes de vacinadores trabalharão com postos volantes, instalados nos dias 01 e 02 de dezembro na área externa (estacionamento) dos shoppings Maceió (antigo Iguatemi) e Pátio Maceió, onde serão realizadas também feiras de adoção com cães e gatos do CCZ.

Doença – A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato.

O período de incubação da doença, no homem, varia de duas a dez semanas. Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. O tratamento aplicado visa minimizar o sofrimento do paciente. Por seu caráter incurável, é imprescindível a realização da vacinação em gatos e cães.
“No Brasil entre o período de 1980 a 2008, cães e gatos foram responsáveis por transmitir 79% dos casos humanos de raiva, por isso a importância de manter uma ação sistemática nesse sentido, com a necessidade de grande adesão da população”, afirma Nunes e Silva.