Categorias: Cultura

Cacá Diegues é homenageado em festival de cinema de Penedo

Cinema

Ascom Algás

Ascom Algás

O 2º Festival de Cinema Universitário de Alagoas estreou na noite desta terça (13) e, com uma vasta programação, promete inserir a cidade de Penedo no circuito de festivais do cinema nacional. A Algás- Gás de Alagoas S.A., empresa envolvida com o desenvolvimento cultural e patrocinadora dos maiores eventos de audiovisual do Estado, marcou presença no Festival com ação relembrando trabalhos de Cacá Diegues – cineasta alagoano homenageado do evento.

A entrada do Teatro Sete de Setembro era um destaque a parte do festival. Lá, além de distribuir pipoca para o público, a Algás prestou sua homenagem ao cinema alagoano. Quem chegava para assistir a Mostra Competitiva, se deparava com um verdadeiro palco de Cacá Diegues. Peças de roupas que remetiam os personagens dos filmes Bye Bye Brasil, Tiêta do Brasil, Xica da Silva e Deus É Brasileiro – todos do cineasta alagoano – estavam disponíveis para o público fazer uma foto postal do festival.

A abertura do festival contou com uma solenidade, na qual, figuras da comunidade acadêmica da UFAL, parabenizaram a organização do evento e falaram sobre os novos rumos do audiovisual em Alagoas, principalmente na cidade de Penedo. Entre elas, o coordenador de assuntos culturais da UFAL e coordenador do festival, Sérgio Onofre, em seu depoimento, destacou a importância do apoio da Algás para a realização do evento e enfatizou que a distribuidora de gás natural alagoana deve servir como exemplo de apoio a cultura para outras empresas.

Para o assessor de marketing e comunicação da Algás, Felipe Guimarães, a interação do público com os personagens de Cacá Diegues tem o objetivo de contribuir com esta homenagem que festival faz a um dos grandes cineastas brasileiros. "Cacá Diegues representa e nos faz lembrar da qualidade artística e cultural do alagoano. Neste momento de retomada do audiovisual em Alagoas, a figura de Cacá fortalece as bases deste desenvolvimento", afirma Felipe.

A estrutura da Algás, em homenagem a Cacá Diegues, seguirá até o último dia de festival, sábado (17).