Categorias: Futebol

Iraque, de Zico, vence a Jordânia e ganha força na luta por vaga em 2014

Com golaço de Ahmed nos minutos finais, iraquianos vencem por 1 a 0 em Doha e sobem para 3ª colocação do Grupo B das eliminatórias da Àsia.

Globo.com

Zico

De virtualmente eliminado a candidato a uma vaga na Copa do Mundo de 2014. Com um belo gol nos minutos finais, o Iraque, do técnico Zico, derrotou a Jordânia por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Doha (Qatar), e conseguiu a primeira vitória na fase final das eliminatórias da Ásia, saindo da lanterna para a terceira posição do Grupo B.

Após bela jogada coletiva, Hammadi Ahmed marcou para a seleção de Zico aos 41 do segundo tempo com um chute forte de fora da área, sem defesa para o goleiro.

Agora com cinco pontos, o Iraque tem a mesma pontuação da Austrália – segunda colocada -, mas um saldo de gols pior (-1 contra 0 dos "socceroos"). Omã, também com cinco, tem saldo -3 e está em quarto. A Jordânia, por sua vez, segue com quatro pontos e caiu para a quinta colocação. O líder é o Japão, que soma 13 e está muito perto da classificação.

A seleção iraquiana folga na próxima rodada das eliminatórias asiáticas, no dia 26 de março: Austrália x Omã e Jordânia x Japão. O time de Zico volta a campo apenas em 6 de junho, pela oitava rodada, contra Omã, fora de casa.
A partida entre Iraque e Jordânia foi disputada no Qatar, já que o time de Zico está punido pela Fifa e não pode jogar em casa por causa da violência no pais. Na Ásia, as duas melhores de cada chave estarão na Copa do Mundo, enquanto os terceiros colocados jogam uma repescagem em jogos de ida e volta. O vencedor assegura vaga em outra repescagem contra uma seleção da América do Sul, novamente em partidas de ida e volta por mais uma vaga no Mundial de 2014

Mais cedo, o Japão venceu Omã por 2 a1 e disparou na liderança do Grupo A. Com 13 pontos, os japoneses precisam de apenas mais uma vitória para garantir matematicamente uma vaga na Copa do Mundo de 2014.