Bloqueio de pista provoca congestionamento na orla de Jatiúca e Ponta Verde.
Um bloqueio provocado por carroceiros, no início da tarde desta quarta-feira (21), no bairro do Stella Maris, provocou grande congestionamento nas imediações da orla da Jatiúca e Ponta Verde. Os carroceiros protestavam contra o fechamento das centrais de entulhos na capital.
A central de estulhos localizada no Stella Maris, próximo ao antigo PM Box do bairro, foi a última a ser fechada, há seis meses. Os manifestantes bloquearam a Rua Professor Manoel Coelho, que dá acesso à central. De acordo com o carroceiro José Hermano, a Secretaria Municipal de Convívio Urbano (SMCCU) fechou as unidades e não os recolocou para outro lugar, gerando revolta da categoria.
“Não somos bandidos, queremos apenas trabalhar e não pegar nada de ninguém”, destacou Hermano. “Fizemos um cadastro, temos o porte obrigatório de animais e nada disso é suficiente para ganharmos o nosso pão”, relatou Hermano.
Ainda de acordo com o carroceiro, por não haver um local para que seja depositado os entulhos, os carroceiros são ameaçados e sofrem retaliações por parte da população. “Sofremos agressões de moradores que tentam nos impedir de colocar os entulhos, tem até um colega que foi agredido”, explicou.
Em decorrência do bloqueio, as avenidas que dão acesso à orla de Jatiúca e Ponta Verde registraram longas filas de congestionamento. Para se ter uma ideia, o congestionamento na Avenida Álvaro Calheiros chegou ao Viaduto Empresário João Lira.
O internauta do Alagoas24Horas, Wagner Monteiro, registrou o início do protesto, por volta das 13h, quando os carroceiros atearam fogo a pneus (fotos) para chamar a atenção dos órgãos competentes.
Duas unidades da RadioPatrulha foram até o local para acalmar os ânimos dos manifestantes e acionaram o Centro de Gerenciamento de Crises da PM.
Atualizada às 15h25.