Categorias: Educação

Sem apoio para participar do Jebs, estudantes protestam em frente ao Palácio

O protesto, que aconteceu no começo da tarde desta sexta-feira, 23, foi organizado por parte dos estudantes da delegação alagoana, composta por 175 pessoas, entre atletas e professores.

Railton Teixeira/Alagoas24horas

Eduardo Proffa, professor de educação física

Um grupo de estudantes bloqueou um trecho da Rua Cincinato Pinto, no Centro, em frente ao Palácio República dos Palmares, em protesto contra o anúncio feito pela Secretaria de Educação (SEE) de que o Governo não irá arcar com os custos do deslocamento da delegação que representaria o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontece em Cuiabá/MT a partir deste domingo, 25.

O protesto, que aconteceu no começo da tarde desta sexta-feira, 23, foi organizado por parte dos estudantes da delegação alagoana, composta por 175 pessoas, entre atletas e professores. Equipes do BPTRAN e do Centro de Gerenciamento de Crises estiveram no local para organizar o trânsito e desobstruir a via.

O professor de Educação Física Eduardo Proffa, que faz parte da delegação, disse à reportagem do Alagoas24horas que, há cerca de um ano, o Governo do Estado assinou um termo se comprometendo a custear as passagens aéreas.

“Nesse período, os estudantes se prepararam, treinaram, e suas famílias investiram. É uma pena o que está acontecendo, pois tínhamos grandes chances de medalhas, principalmente no xadrez e no judô, onde nossos atletas são considerados os melhores do Estado”, desabafou.

O professor acrescentou ainda que, a última vez que a delegação deixou de participar de um JEBs por falta de apoio financeiro aconteceu há 22 anos.

Em contato com a assessoria de Comunicação da SEE, a reportagem foi informada que a falta de recursos na pasta inviabilizou o deslocamento da delegação que iria participar dos jogos escolares.

Ainda segundo a assessoria, os custos para enviar a delegação seriam em torno de R$ 1. 100 por pessoa, mas, nos últimos dias, esse valor sofreu um grande reajuste por parte da única empresa aérea que realiza o percurso Maceió/Cuiabá.

A assessoria disse também que foi cogitada a ida dos estudantes de ônibus, mas, a solução não seria viável devido a duração da viagem. Por fim, informou que a SEE também se sentia frustrada em não poder honrar o compromisso assumido com a delegação alagoana.

Recentes