Categorias: Maceió

Governador participa de Fórum de secretários do Trabalho

Jose Thomaz Nonô, participou nesta sexta-feira, 23, no Hotel Radisson, da abertura da 88ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho.

Agência Alagoas

Governador participa de Fórum de secretários do Trabalho

O Governador do Estado em exercício, Jose Thomaz Nonô, participou nesta sexta-feira, 23, no Hotel Radisson, da abertura da 88ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho que reúnes secretários do trabalho de vários estados do país. Em seu discurso, o Governador deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância dos temas em pauta para a geração de emprego e renda no País. “Nós estamos ainda no início da construção de uma ordem legal e de uma relação justa na geração de emprego e renda no país. Em um país como o nosso, onde esse tema é a preocupação maior desde a Presidente Dilma, até governadores e prefeitos, os senhores aqui presentes serão os operadores dessas mudanças e melhoramentos. Desejo um estudo profícuo e produtivo e certamente o será, sabendo que Alagoas os recebe de forma simpática, aberta e receptiva”, disse.
Na pauta da 88ª, a construção do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda; as Políticas Públicas de Orientação Profissional, a partir de experiências da Bahia, Minas Gerais e do Paraná; Programas de Reconversão Profissional junto ao trabalhador da cana de açúcar; os avanços do Pronatec e MTE Mais Emprego, nas modalidades de gestão de convênios, seguro-desemprego e intermediação de mão de obra; o Fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego, um dos objetivos do Fonset que, em parceria com o Ministério do Trabalho, tem discutido a implementação de políticas públicas de geração de emprego e renda no país e, Políticas Públicas de fomento ao Trabalho Decente, esta última com a participação da diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo.
O governador mostrou preocupação com um tema pelo qual Alagoas deve ter especial interesse, que são os programas de reconversão profissional para os trabalhadores da Cana de Açúcar. “A maneira de preparar a reinserção profissional desse contingente pode e deve ser objeto de exame minucioso e cuidadoso. No processo de mecanização da cultura da cana, muitos trabalhadores serão substituídos por máquinas e essa, além de ser uma preocupação dos sindicatos, também é uma preocupação do governo”, explicou.
Fizeram parte da mesa de honra, além do Governador José Thomaz Nonô e o secretário Estadual do Trabalho, Alberto Sexta Feira; o Secretário Executivo do Ministério do Trabalho, Marcelo Aguiar; o Presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, Fernando Toledo; o presidente do Fonset, Luiz Claudio Romanelli. Também estiveram presentes à abertura do Fonset, E os secretários Estaduais Katia Born, Eduardo Setton, Adriano Soares e Celyani Rocha; Tania Mara Garib, primeira vice-presidente do Fonset; Israel Lessa, Superintendente do Ministério Regional do Trabalho em Alagoas; secretários Estaduais do Trabalho da Bahia, Piauí, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Brasília, Roraima, Pará, Tocantins e Mato Grosso.