Com garotos em campo, Flamengo e Botafogo empataram neste sábado no Engenhão..
Em um clássico que já não valia mais nada para nenhuma das duas equipes, Flamengo e Botafogo empataram, por 2 a 2, neste sábado à noite, diante de poucos torcedores no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 38ª e última rodada do Brasileirão. Os dois times foram a campo com vários garotos na escalação, e Sassá e Vitor Júnior fizeram os gols alvinegros, enquanto Nixon e Vágner Love balançaram as redes para os rubro-negro.
Os dois times cariocas terminaram o ano sem conseguir seus objetivos. O Botafogo teve uma temporada melhor do que o rival, mas falhou na tentativa de conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2013. Já o Flamengo chegou a ficar ameaçado pelo rebaixamento no Brasileiro, mas acabou se livrando dos risco antes das últimas rodadas.
Com o empate deste sábado, o Botafogo chegou aos 55 pontos e está na sexta posição, mas pode ser ultrapassado pelo Vasco, que também soma 55 pontos e pega o Fluminense neste domingo. Já o Flamengo terminou o campeonato com 50 pontos, por enquanto na 11ª colocação, mas pode cair para 12º lugar se a Ponte Preta vencer a Portuguesa.O jogo – Apenas cumprindo tabela na última rodada do Brasileirão, as duas equipes foram a campo com vários reservas e garotos. No Flamengo, o técnico Dorival Júnior teve a volta de Amaral no meio-campo, mas lançou uma formação ofensiva, com os jovens Matheus, Nixon e Adryan ao lado de Vagner Love. No Botafogo, Oswaldo de Oliveira não pôde contar com o goleiro Jefferson, os zagueiros Antônio Carlos e Dória, o meia Andrezinho e o lateral direito Lucas, todos suspensos. Com isso, o experiente meia Seedorf comandou um time que teve o lateral Lima e o atacante Sassá entre os titulares.
Querendo mostrar serviço paras terem mais oportunidades em 2013, os garotos fizeram um duelo bastante movimentado. Se por um lado faltaram entrosamento e um posicionamento tático mais equilibrado, sobraram disposição e algumas boas jogadas com técnica.
O Botafogo começou melhor e abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo. Fellype Gabriel recebneu lançamento, tocou na área para Seedorf que cruzou rasteiro para Sassá, que completou para as redes. A equipe alvinegra seguiu mais organizada em campo, mas foram raras as chances de gol. Quando o Botafogo já perdia o domínio da posse de bola para o adversário, o time ainda perdeu Gabriel, que se machucou e foi substituído por Renato.
Então, aos 32 minutos, Wellington Silva cruzou da direita para a áre, Nixon arriscou uma meia-bicicleta e fez um belo gol, empatando o jogo.
Após o intervalo, logo com 1 minuto, o holandês Seedor sentiu o músculo da coxa, saiu bastante aplaudido pelos torcedores e deu lugar ao meia Vitor Júnior. A partida ficou bastante aberta, e novamente o Botafogo conseguiu balançar as redes rapidamente.
Aos 3 minutos, Lima fez grande jogada pela ponta esquerda, cruzou na área e Vitor Júnior chutou para o gol, colocando os botafoguenses em vantagem logo em seu primeiro toque na bola. Mas o Flamengo não deu muito tempo para o rival ficar à frente no placar. Aos 10 minutos, depois de novo cruzamento de Wellington Silva, o atacante Vágner Love desviou para o fundo das redes e igualou novamente o marcador: 2 a 2.
A equipe rubro-negra cresceu depois do gol e chegou a ter uma boa chance de virada em uma cabeçada do meia Mattheus, filho do ex-jogador bebeto, mas ele acabou errando o alvo. Aos poucos, o Botafogo reaquilibrou o confronto, mas foram poucas as chances para ambas as equipes definirem a vitórias. Os dois treinadores ainda fizeram mais mudanças, com as entradas de Wellington Bruno, Paulo Sérgio e Hernane no Flamengo, e Cidinho no Botafogo, mas o clássico terminou mesmo empatado.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 BOTAFOGO
Local: Estádio Engenhão, no R. de Janeiro (RJ)
Data: 1º de dezembro de 2012 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Luiz Antônio de Oliveira (RJ) e Luiz Regazone (RJ)
Cartões amarelos: Amaral, González e Wellington Bruno (Flamengo); Jadson, Renato, Lodeiro e Vitor Júnior (Botafogo)
Gols: Nixon, aos 32min do primeiro tempo, e Vagner Love, aos 10min do segundo tempo (Flamengo); Sassá, aos 5min do primeiro tempo, e Vitor Júnior, aos 3min do segundo tempo (Botafogo)
FLAMENGO: Paulo Victor; Wellington Silva, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Amaral e Cáceres; Adryan (Wellington Bruno), Mattheus e Nixon (Paulo Sérgio); Vagner Love
Técnico:Dorival Júnior
BOTAFOGO: Renan; Lennon (Cidinho), Fábio Ferreira, Brinner e Lima; Gabriel (Renato) e Jadson; Fellype Gabriel, Seedorf (Vitor Júnior) e Lodeiro; Sassá
Técnico: Oswaldo de Oliveira