Categorias: Economia

Ação Verão Legal inicia atividades no Porto de Maceió

Parceria entre Setur, Procon e Singtur garante ao turista orientação sobre serviços comprados.

Aproveitando a chegada dos navios da temporada 2012/2013, a Secretaria de Estado do Turismo, o Procon/AL e o Sindicato dos Guias iniciam as atividades de orientação ao turista em mais uma edição da Ação Verão Legal, no Porto de Maceió. A primeira visita acontece na próxima sexta-feira, 07/12, quando aportam na capital alagoana mais de três mil cruzeiristas.

Segundo a coordenadora regional dos serviços turístico, Rosário Passos, o objetivo da ação é orientar os turistas que chegam a Alagoas sobre a contratação de prestadores de serviços turísticos, além de outras informações inerentes a cadeia produtiva do turismo, como: bares, restaurantes e locadoras de automóveis. “Os prestadores devem estar cadastrados no sistema do Ministério do Turismo – Cadastur. Assim, o turista pode viajar na legalidade e fugir dos piratas”, esclarece Rosário.

As atividades serão realizadas até o mês de março. Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, “queremos que os turistas que nos visitam usufruam da melhor maneira a sua viagem sem surpresas desagradáveis e inconvenientes, e que, novamente, incluam o Estado no próximo roteiro de férias”,assegura.

O encarte, ‘Em Alagoas o Turismo é Legal’, – que será entregue na ação-, possui orientações desde a compra até instruções como formalizar denúncia ou reclamação. Durante a visita, a equipe de fiscalização do Procon/AL distribuirá materiais educativos referentes às relações de consumo, além de orientar os turistas sobre os direitos do Código de Defesa do Consumidor- CDC.

“Nossa pretensão é proporcionar uma atenção especial aos turistas que nos visitam. Pelo pouco tempo que eles passam em nosso Estado devemos evitar qualquer tipo de constrangimento e desrespeito. Para isso, estaremos sempre dispostos a atendê-los, da melhor forma possível, caso surja algum dissabor”, ressalta o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha.