Categorias: Economia

PMDB fecha questão para baixar preço da energia elétrica no país

Presidente Dilma anuncia plano nacional de segurança durante café da manhã com Renan

Após o café, Renan fala a repórteres sobre os principais assuntos discutidos com a presidente no plenário do Senado

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB, discutiu com a presidente Dilma Rousseff, nesta quinta, 6, durante café da manhã, a estratégia para aprovação da MP 579, que diminuiu o preço das tarifas de energia elétrica no país. No encontro, que contou com a participação do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e do líder do PT, Jilmar Tato (PT-SP), Renan antecipou à presidente que seu partido vai fechar questão para aprovar a medida.

“A comissão executiva do PMDB reúne-se na próxima semana e deve fechar questão na aprovação. O partido entende que a MP reduzindo as tarifas da energia elétrica, depois da queda dos juros, é uma das medidas mais importantes para o desenvolvimento e aumento da competitividade brasileira”, afirmou o senador e relator da MP no Congresso Nacional.

Renan antecipou ainda que deve apresentar o relatório sobre a MP na próxima semana. A expectativa é que a comissão que examina a matéria delibere sobre a medida também na semana que vem. Com sua aprovação, as contas de luz podem cair, em média, 18%, conforme o caso. Três concessionárias – Cemig, Cesp e Copel – não aderiram à proposta e as usinas exploradas por elas serão licitadas daqui a dois anos.

Segurança

A presidente Dilma anunciou ao senador Renan, durante o café da manhã desta quinta-feira, que o governo está preparando um plano nacional de segurança com alentados investimentos. O líder do PMDB e ex-ministro da Justiça, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, recebeu a notícia com entusiasmo, por entender que segurança pública deve ser priorizada para combater a criminalidade no Brasil.

Na conversa com a presidente Renan lembrou que, na sua passagem pelo Ministério da Justiça lançou programas de redução da violência e, à época, houve redução da criminalidade, notadamente em Alagoas. Com relação aos investimentos feitos pelo governo federal no Estado, atualmente, o senador lembrou que estão tão dando resultados e defendeu que o combater à criminalidade precisa ser continuado e permanente.