Categorias: Maceió

Estado avança nas negociações com o BID

Empréstimo de US$ 250 mi será para desenvolvimento turístico.

Agência Alagoas

Agência Alagoas

A missão de aperfeiçoamento de políticas do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) foi finalizada nesta quarta-feira (12). Especialistas do Banco estiveram reunidos, desde o último dia 10, com a equipe de Unidade Gestora de Recursos Financeiros (UGRF) da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), discutindo ações voltadas para a infraestrutura turística em Alagoas.

“Especificamente nesse financiamento, as medidas para o desenvolvimento econômico do Estado foram restritas ao setor turístico, área extremamente abrangente, que além de gerar grande quantidade de empregos, influencia diretamente outros setores, como o imobiliário, gastronômico e de serviços”, disse o secretário Luiz Otavio Gomes sobre a negociação, denominada de Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Alagoas (Proconfins).

A partir dos projetos já desenvolvidos no segmento turístico, os quais foram apresentados pelos secretários Danielle Novis (Turismo) e Napoleão Casado (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e pelos técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sefinra), foram definidas as políticas públicas de investimentos que irão compor o componente quatro (Desenvolvimento Econômico e Social) da negociação.

As políticas estabelecidas pela instituição financeira foram: Regulamentação do Turismo; Planos e Programas da Infraestrutura de Acesso e Mobilidade Urbana para o Turismo; Conservação Ambiental e Cluster Turístico. Uma quinta política liga todos os pontos do quarto componente, é a de como os planos e programas serão viabilizados financeiramente, a sustentabilidade da operação e a sua garantia de manutenção.

A melhoria estrutural de acesso aos destinos turísticos, aperfeiçoamento da gestão de saneamento e resíduos sólidos para os polos de turismo, parceira público-privada para a instalação do veículo leve sobre trilhos (VLT) foram alguns dos projetos discutidos.

Um acordo de cooperação técnica entre o Estado e o BID para a realização de consultorias para a produção de planejamentos estratégicos de desenvolvimento econômico também foi discutido. Segundo a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis, essa cooperação é uma modalidade de operação não reembolsável e ajudará o Estado a planejar seu crescimento a longo prazo.