Rosa Albuquerque é a nova vice e Maria Cleide Costa foi eleita corregedora
O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) já tem novo presidente para o biênio 2013/2014. O conselheiro Cícero Amélio foi eleito para presidir a corte de contas nos próximos dois anos durante a eleição realizada na manhã deste sábado, 15, e que inicialmente contava com outros quatro candidatos.
Além de Cícero Amélio, outros quatro conselheiros pleiteavam o cargo: Luiz Eustáquio Toledo (atual presidente); Rosa Albuquerque; Maria Cleide e Otávio Lessa. Eustáquio, Rosa e Maria Cleide desistiram e a disputa ficou entre Cícero Amélio e Otávio Lessa. O primeiro obteve quatro votos e o segundo apenas dois.
Além de Amélio, a eleição definiu ainda os novos vice-presidente e corregedor do TCE. As conselheiras Rosa Albuquerque e Maria Cleide Beserra foram eleitas respectivamente para os cargos, com quatro votos cada uma. A posse oficial dos novos dirigentes do Tribunal de Contas de Alagoas deve acontecer no próximo dia 3 de janeiro.
Cícero Amélio tomou posse como conselheiro no Tribunal de Contas em agosto de 2009. Na gestão atual – do presidente Luiz Eustáquio Toledo – é o vice-presidente, mas na disputa para a nova direção da corte de contas no próximo biênio resolveu entrar na disputa, o que levou a uma forte divisão interna entre os conselheiros.
A candidatura de Amélio, segundo comentários, teria sido articulada pelo deputado estadual Antônio Albuquerque (PTdoB) e pelo ex-deputado estadual e prefeito eleito de Canapi, Celso Luiz (PMDB). Albuquerque é irmão da conselheira Rosa Albuquerque e Celso Luiz é casado com a conselheira Maria Cleide Costa Beserra (conhecida como Cláudia Brandão) que foi deputada estadual por um mandato. Adversários políticos em várias eleições, Albuquerque e Celso Luiz se uniram nessa disputa do TCE para fazer de Amélio o próximo presidente.
Na sessão deste sábado que definiu a eleição, apenas Antonio Albuquerque esteve presente. Outro deputado que acompanhou a sessão foi Sérgio Toledo (PDT), primo do ainda presidente da corte de contas, Luiz Eustáquio Toledo.