Categorias: Maceió

Pastoral Carcerária realiza missa de Natal na Casa de Custódia

Celebração foi realizada pelo arcebispo de Maceió.

Na manhã da terça-feira (18), a Casa de Custódia da Capital (CCC) recebeu o arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz e de membros da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que celebraram uma missa de Natal para os custodiados. Acompanharam a missa o gerente Geral da Casa de Custódia da Capital Gilson Mendonça, o diretor das Unidades Prisionais Alessandro Luz, entre outros servidores da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP).
Durante a celebração, todas as celas foram abertas e mais de 200 reeducandos puderam assistir a missa que aconteceu dentro do próprio módulo. Para realizar a segurança enquanto acontecia o evento, a equipe de agentes penitenciários da unidade foi reforçada pelo Grupo de Intervenções Táticas (GIT).

A missa realizada na Casa de Custódia faz parte da celebração da terceira semana do advento, que é uma preparação para a chegada do Natal. Os reeducandos assistiram a missa e se emocionaram com as palavras de fé e esperança transmitidas pelos católicos.

Dom Antônio Muniz citou o trabalho que a Igreja Católica realiza através da Pastoral Carcerária como instrumento de ressocialização. “A igreja tem papel fundamental no processo de retorno do reeducando a sociedade, pois insere neles o amor cristão e os valores familiares”, falou o arcebispo.

O vice coordenador da APAC em Maceió, Verinaldo Dantas, falou da importância do trabalho da Pastoral Carcerária para os custodiados.“Nossa missão é trazer para os custodiados a proposta de renovação que o Natal oferece, despertando no coração das pessoas a vontade de renascer em cristo”, disse Verinaldo.

A APAC já realiza o trabalho de acompanhamento dos reeducandos há 36 anos em Maceió, e atualmente presta assistência religiosa na Casa de Custódia da Capital, Centro Psiquiátrico Judiciário e Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia.