Categorias: Polícia

Legistas anunciam fim da greve e mutirão para liberar corpos

Médicos legistas retomam as atividades às 13h de hoje.

Após alegar que só retornariam ao trabalho após o cumprimento total do acordo com o governo do Estado, os médicos legistas retrocederam e decidiram voltar a trabalhar a partir das 13h desta quarta-feira, dia 19. A categoria anunciou que realizará um mutirão para liberar os mais de 20 corpos acumulados nos Institutos Médico Legal.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Wellington Galvão, os legistas retornarão aos trabalhos, mas continuarão em estado de greve até que o novo subsídio e bolsa-qualificação sejam aprovados, sancionado e pagos aos servidores.

O retorno das atividades foi discutido em assembleia realizada no final da manhã após a categoria receber a confirmação do presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo (PSDB), de que os PLs enviados hoje pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) serão apreciados amanhã.

“Estamos retornando aos trabalhos em respeito à população e não ao governo e ao secretário que só sabe ameaçar a categoria de prisão”, destacou Galvão, se referindo ao secretário de Defesa Social, Dário César, que na manhã de hoje em entrevista a imprensa ameaçou pedir a prisão dos médicos e cortar os dias não trabalhados pela categoria.

Ainda segundo o Sinmed, os médicos voltam a trabalhar nos IMLs de Maceió e Arapiraca a partir das 13h de hoje e que realizarão um sistema de mutirão para realizar a necropsia nos mais de 20 corpos acumulados desde o último domingo. “A partir das 13h, não apenas os médicos plantonistas irão voltar aos trabalhos, mas um grupo de médicos legistas. Isso para tentar atender a pendência de domingo para cá”, completou.