Categorias: Política

Diplomação de Palmeira, vice e edis acontece nesta quarta-feira (19)

Somente com diplomação eleitos poderão tomar posse no dia 1°.

O prefeito eleito Rui Palmeira (PSDB) – juntamente com seu vice Marcelo Palmeira (PP) – será diplomado na noite desta quarta-feira, dia 19. Como de praxe, a cerimônia deve ocorrer no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em cerimônia prevista para 19h30.

A data da diplomação é definida pelos magistrados de cada zona, por se tratar de eleição municipal. Na capital o juiz da 1ª zona eleitoral da Capital, Erick Costa de Oliveira Filho, estará a frente da diplomação. Além de Rui e Marcelo, os 21 vereadores eleitos no último pleito também serão diplomados, de forma a se tornarem aptos a tomar posse no próximo dia 1° de janeiro.

Quanto aos edis, também hoje o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou mandado impetrado pelas coligações ‘Maceió cada vez Melhor’ e ‘União por uma nova Maceió’ que solicitavam o aumento de 21 para 30 vereadores com base no que o Tribunal chamou de ‘argumentos falhos’ e foi além, multando as coligações em R$ 10 por litigância de má-fé.

Somente após a cerimônia de posse do dia 1°, os vereadores poderão promover a eleição que irá definir a Mesa Diretora da Câmara. No último dia 7, um grupo formado por 14 edis – maioria absoluta – e que apoiam Rui Palmeira definiu os nomes que irão compor a Mesa que contará com Francisco Holanda Filho (PP), como presidente, Simone Andrade (PTB), como vice, Kelman Freitas (PMDB), como 1º secretário, Davi Davino (PP), como 2° secretário, e Sílvio Camelo (PV), como 3° secretário.

O mesmo grupo ainda é formado por Tereza Nelma (PSDB), Wilson Junior (PDT), Zé Márcio (PSD), Eduardo Canuto (PV), Antonio Holanda (PMDB), Silvânio Barbosa (PSB), Galba Netto (PMDB), Dudu Ronalsa (PSDB) e Fátima Santiago (PP).

Outras cidades do interior já tiveram seus eleitos diplomados.