Categorias: Maceió

Videomonitoramento começa a funcionar em Maceió

O investimento foi de R$ 9,5 milhões oriundos do Detran.

Railton Teixeira/Alagoas24horas

Videomonitoramento é lançando na grande Maceió

O sistema de videomonitoramento – implantado na capital alagoana em fase de testes – começou a funcionar na tarde desta quinta-feira (20) em 25 pontos distintos de Maceió. A inauguração, que ocorreu na sala de monitoramento instalada na Secretaria de Estado da Defesa Social (SDS), no Centro de Maceió, reuniu diversas autoridades políticas e jurídicas.

O investimento, segundo Dário César, secretário de Defesa Social, gira em torno de R$ 9,5 milhões e o monitoramento se dará 24 horas por dia. Nesta fase, o sistema foi implantado em toda Orla e Centro de Maceió, assim como no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, local onde ocorreu a morte do médico José Alfredo Vasco Tenório.

De acordo com Dário César, o investimento partiu do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e até o início de fevereiro (2013) outras 85 câmeras fixas e duas móveis estarão a disposição da população.

Para o secretário, o sistema de videomonitoramento é uma nova forma da segurança pública no Estado. Ainda conforme informações de Dário
César, em caso de infrações, as imagens captadas pelo sistema servirão de elementos técnicos, onde serão anexadas aos autos do processo e remetidas à Justiça caso seja necessário.

Das 85 câmeras, 22 estarão integradas ao sistema da SDS e terão ainda um sistema de leitura de placas de veículos. “Também serão instaladas as câmeras nas saídas e entradas de Maceió para que possamos saber quem chega e quem deixa Alagoas. Assim poderemos identificar quais veículos são roubados ou tem pendências com o Estado”, explicou Carlos Barbosa, Gerente de Serviços de Planejamento de Fiscalização de Trânsito do Detran.

“Trabalharemos da seguinte forma, identificamos algo ou alguém suspeito, imediatamente acionamos uma viatura próxima para que possa verificar e agir”, relatou Dário César, destacando ainda que “os olhos humanos deixam escapar algumas coisas, mas as câmeras não”.

Ainda de acordo com secretário, as câmeras capturas imagens a uma distância de até 500 metros, girando em 380 graus e movendo-se em 180 graus na posição subindo e descendo. “É uma maior segurança para o alagoano e a nossa intenção é levar o sistema também para o interior do Estado”, comemorou César.

Defesa contra acusações

Ainda durante a cerimônia de lançamento do videomonitoramento, Dário César se defendeu e rebateu as acusações proferidas pelo senador Fernando Collor (PTB) em relação a segurança pública do Estado.

Em sua defesa, Dário destacou que os índices de violência vem demonstrando uma redução significativa nos últimos 12 anos.“Eles tiveram a oportunidade de governar o Estado e até mesmo o país, mas não fizeram nada”, concluiu.