Categorias: Maceió

Quatro dicas combatem sintomas da ressaca após a ceia

Entre as dicas, coma bem antes de beber.

Shutterstock

Intoxicação pelo álcool, queda da glicose sanguínea e desidratação são fatores que levam à ressaca

Hoje à noite, a ceia de Natal terá espaço garantido para vinhos, champanhes, cervejas e drinques em muitas mesas brasileiras. A diferença de sabores leva à mistura das bebidas e, também, ao seu consumo exagerado. Mas se na hora de beber tudo é festa, no dia seguinte a cabeça pode pesar. A boa notícia para quem curte o caneco "meio cheio" é que cuidados antes da comemoração ajudam a diminuir os efeitos da ressaca.

Altamente tóxico para o cérebro e para o aparelho digestivo – principalmente estômago e fígado – o álcool é responsável pela sensação de mal-estar, náuseas, vômitos, dores de cabeça e indisposição no dia seguinte à bebedeira. "A ressaca parece ocorrer basicamente por três motivos: intoxicação pelo álcool, queda da glicose sanguínea e desidratação", explica Sérgio Barrichello, médico cirurgião especialista em emagrecimento da Clínica Health Me, de São Paulo.

Se você quer curtir as festas, sem sofrer com os excessos, confira a seguir, quatro dicas para terminar a maratona natalina novinho em folha.

Coma bem antes de beber

Para retardar a absorção da bebida alcoólica pelo estômago, que leva, em média, apenas 30 minutos, é importante comer algum alimento rico em fibra, proteínas ou carboidratos. A dica do especialista é começar a noite com uma salada de folhas verdes, associada a um filé de frango ou peixe. "Durante a festa, procure ingerir alimentos leves, como palitos de cenoura e barrinhas de cereais", indica Sérgio.

Beba água ou suco

Antes de partir para o vinho, beba água ou suco de frutas durante o dia todo para deixar o corpo hidratado. Assim, fígado e rins eliminam mais rapidamente os resíduos tóxicos do organismo, já que cinco latinhas de cerveja levam, em média, seis horas para serem metabolizadas. "Isso significa que após o consumo exagerado de álcool, o organismo terá de lidar, por algumas horas, com substâncias altamente tóxicas circulando no sangue", explica o especialista. Assim, quanto mais líquido sem teor alcoólico melhor, principalmente com açúcar para controlar a taxa de glicose.

Tome um comprimido para remediar

Medicamentos com função inibidora de prostaglandinas – responsáveis pela transmissão da dor – abrandam os sintomas da ressaca. Portanto, ingerir um comprimido do gênero antes de beber é uma solução para proteger o estômago do mal-estar e manter o fluxo regular de sangue nos rins. Contudo, esse tipo de comprimido apenas alivia os sintomas, não evita o problema.

Evite misturas

Combinações de bebidas alcoólicas podem favorecer a ressaca, pois misturar bebidas diferentes (especialmente destiladas e fermentadas) deixa o metabolismo mais lento. Logo, o ideal é escolher apenas um tipo de bebida e seguir com ela durante a festa.