Pescadores de Alagoas recebem crédito para financiar novas estruturas, equipamentos e barcos
Na manhã desta quinta (27), na sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Alagoas, localizada no Centro de Maceió, foram assinados os primeiros contratos de créditos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. Nesse primeiro momento, foram beneficiados 15 pescadores e aquicultores, das colônias de Maceió, Jequia da Praia e Roteiro.
O financiamento que está inserido nas ações do Plano Safra, do Ministério da Pesca e Aquicultura, foi realizado pelo Banco do Nordeste, a partir, do programa Agroamigo, e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
De acordo José Cicero Dantas, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Alagoas, a liberação de crédito para os pescadores e aquicultores vai ajudar a fortalecer a indústria do pescado. “O Plano Safra vem pra incentivar o aumento da produção brasileira de pescado, com linhas de crédito, que permite os pequenos pescadores e aquicultores investir em novas estruturas, equipamentos e barcos”, afirma ele.
“Com o projeto, os pescadores e aquicultores tem condições de movimentar sua produção, de investir em equipamentos e barcos, além de inserir seus familiares na pesca, fortalecendo assim, o ciclo pesqueiro em nosso Estado” afirma Janaina Alves, Assessora Coordenadora do Agroamigo, do Banco do Nordeste.
O Plano Safra é um instrumento para tornar efetivas as politicas econômicas e sociais do Governo Federal, voltadas para à cadeia produtiva de pesca e aquicultura, seu objetivo é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável, com medidas que fortalecem a indústria do pescado, e contribui para geração de emprego e a melhoria da renda dos pescadores e aquicultores, a partir, de cursos de formação e aperfeiçoamento, e a liberação de crédito.
A atividade que concretizou a liberação de créditos para os primeiros pescadores e aquicultores beneficiados pelo Plano Safra, contou com a presença, do Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Alagoas (SFPA/AL), José Cicero Dantas, do Gerente Executivo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), José Carlos, da Presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas (FEPEAL), Eliane Moraes, da Assessora Coordenadora do Programa Agroamigo, Janaina Alves, e do Assessor de Crédito Rural do Programa Agroamigo, Edvaldo dos Santos.