Categorias: Saúde

Inhapi ganha hospital indígena

Obra está sendo realizada na Aldeia Kouipanká.

J. Silva/Inhapi Informes/Cortesia

Francisco Kouipanká mostra início das obras

O povo indígena da etnia Kouipanká que conta com 166 famílias já pode comemorar a construção de um hospital no município de Inhapi. A obra foi liberada pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), mas ficará sobre a responsabilidade da prefeitura municipal.

Segundo informações, um terreno nas dependências da aldeia, que fica no Sítio Roçado, foi reservado para a construção que já começou e está sendo conduzida pelo engenheiro civil do município, Marcelo Tenório. Ainda não se tem previsão do término da obra. “Não posso afirmar ainda quando estará pronto, porém, diante do ritmo de trabalhos não irá demorar a se concluída.” Disse.

Todos trabalhadores são do município e foram contratados pela prefeitura de Inhapi.

O novo hospital fica próximo à Zona Urbana e a população poderá contar com serviços e atendimentos que antes somente eram realizados em Mata Grande, município vizinho.

No momento, Inhapi conta apenas com um posto de saúde e uma maternidade, além de alguns pólos de assistência em povoados e sítios.

* Está é uma das primeiras obras da prefeitura em 2010. Está prevista para o final deste mês a instalação de um programa destinado as gestantes do município.