Categorias: Interior

Paixão de Cristo: álcool será proibido

Organizadores dizem que fiscalização será intensificada

Assessoria

Reunião contou com representantes da Igreja Católica, Executivo, Legislativo e Associação dos Artistas da Massaranduba

Numa reunião nesta quinta-feira (7), na sala de reuniões da Prefeitura de Arapiraca, foram tomadas várias decisões relacionadas as atividades da Semana Santa, assim como a encenação do tradicional espetáculo da Paixão de Cristo que, este ano, chega em sua 15ª edição e, como nos anos anteriores, terá como palco o Morro Santo da Massaranduba.

Estiveram presentes no encontro o padre Murilo, representando a Igreja Católica em Arapiraca; o vereador Daniel Rocha (PTB), além de representantes da Prefeitura de Arapiraca e da Associação dos Artistas da Massaranduba (AAMA), incluindo o seu presidente, Wagno Godez, que apresentou ao grupo algumas propostas de ações para serem tomadas de imediato, entre elas, dividir a organização do evento em três comissões: organização, estrutura e logística e divulgação.

Wagno Godez disse que o evento deste ano promete ser o maior já realizado e, por conta disso, cada encaminhamento deverá ficar sob a responsabilidade de um grupo. O presidente disse ainda que, independente da polêmica que poderá ser criada por algumas pessoas, a encenação deste ano poderá ter a participação de um ator renomado nacionalmente. “Sei que muitos irão nos criticar, alegando que deveríamos prestigiar as pratas da casa. Concordo de certa forma, mas também temos que pensar no crescimento do evento que, a cada dia, cresce e atrai um maior número de espectadores”, disse Godez, confirmando que o papel principal [Jesus Cristo] continuará sendo ocupado pelo ator arapiraquense Marcos Cordeiro.

Cada um dos presentes teve a oportunidade de expor idéias, sugestões e críticas baseadas nas edições anteriores. A diretora do Memorial da Mulher, Kyka Tenório, sugeriu que, neste ano, haja uma maior fiscalização com relação a comercialização de bebidas alcoólicas aos arredores do evento. Elogiando a sugestão da diretora, padre Murilo reforçou, dizendo que uma festa em homenagem a Jesus Cristo não pode, jamais, dividir espaço com bebida alcoólica. Num consenso unânime do grupo ficou definido que, este ano, a fiscalização contra a venda do produto será intensificada.

De acordo com o sub-secretário de Cultura de Arapiraca, Júnior Silveira, o acesso ao local é outro ponto que deverá ser analisado e melhorado. Segundo ele, o acesso para um cadeirante é algo praticamente impossível.
Defensor da causa dos deficientes físicos de Arapiraca, o vereador Daniel Rocha se comprometeu em solicitar da Prefeitura algumas adaptações no acesso ao evento.

Recursos federais

Recentemente, o vereador Daniel Rocha (PTB), juntamente com o presidente da AAMA, Wagno Godez, estiveram em Brasília/DF, onde conversaram com os senadores alagoanos Renan Calheiros e Fernando Collor de Mello, no intuito de conseguirem recursos para a produção de mais uma edição da encenação da Paixão de Cristo. O senador Collor apresentou uma emenda no orçamento do Ministério da Cultura, que viabilizou recursos na ordem de R$ 250 mil para a realização do evento. Já o senador Renan Calheiros prometeu buscar alguns parceiros fortes para o evento, citando, por exemplo, a possibilidade dos Correios ou Eletrobrás entrarem como patrocinadores.