A iniciativa contará com a participação de técnicos da Sesau.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa de ações para detecção da hanseníase e tuberculose em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). A iniciativa contará com a participação de técnicos da Sesau, que atuam na área da Atenção Básica e no Laboratório Central (Lacen).
A ação será realizada em frente à Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta terça-feira (12) e vai até sexta-feira (15), no horário das 8h às 17h, onde o Caminhão da Saúde do Morhan ficará à disposição da população.
Para participar da campanha, é necessário que as pessoas apresentem alguns sintomas de que estão com as doenças. No caso da tuberculose, o paciente deve estar com tosse há mais de três meses; já em relação à hanseníase, os sintomas que podem caracterizar o problema são manchas na pele e caroços nas orelhas que não apresentem sensibilidade.
Dados da coordenação estadual de Controle da Hanseníase revelam que o aumento de casos entre crianças e adolescentes e pessoas com sequelas e incapacidades físicas simbolizam uma endemia oculta. “O Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em número de casos e o 1º lugar em coeficiente de detecção (incidência)”, ressalta, a coordenadora estadual para o Controle da Hanseníase, Clódis Tavares.
Calendário de ações — Nesta terça-feira (12), o atendimento será destinado aos moradores dos VI e VII distritos sanitários de saúde. Na quarta-feira (13), será a vez dos moradores dos V e VI; na quinta-feira (14), a ação será realizada para aqueles que residem nos II e III Distritos e, na sexta-feira, a iniciativa será voltada para os moradores I e VIII Distritos. Após a realização dos exames e o diagnóstico da doença, o paciente será encaminhado para a unidade de Saúde mais próxima, para que seja iniciado o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O grande desafio das autoridades de saúde públicas alagoanas é detectar de forma precoce a tuberculose e a hanseníase, pois são duas doenças que têm cura, mas para isso a detecção deve ocorrer de forma precoce, para que o tratamento seja realizado de forma eficiente e o paciente não sofra com sequelas”, afirmou Clódis Tavares.
Rio Largo — Nos dias 19 e 22 deste mês, o município de Rio Largo irá sediar uma Campanha de Detecção da Hanseníase. A ação será realizada das 8h às 17h, na Praça Humaitá, no Centro da cidade, próximo ao Terminal de Ônibus. A campanha já aconteceu em Igreja Nova, Quebrangulo, Arapiraca, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.