Participantes apresentaram sugestões para a saúde local.
A Secretaria de Saúde do município de Coruripe realizou uma reunião com o intuito de elaborar estratégias que façam vigorar, no período de 2010 a 2013, o pleno desenvolvimento das ações do setor a toda comunidade local, através do lançamento de sugestões por parte de membros dos mais variados segmentos da sociedade coruripense.
Realizada nesta quinta-feira, (21), no auditório da Secretaria de Educação, a reunião que tratou do Plano Municipal de Saúde – 2010/2013, além de ser aberto ao público em geral, contou com a participação de representantes de todos os setores da governabilidade municipal e outras instâncias governamentais presentes na cidade e instituições que representem o interesse da comunidade. A assembleia consistiu na formação de grupos que lançaram suas sugestões para o melhoramento dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde. Após a apresentação das sugestões – uma deliberação foi realizada para priorização das metas por meio de consenso, para assim serem postas em prática.
Na ocasião também foram apresentados, pelo secretário da pasta, o médico Djalma Beltrão, os dados referentes ao Plano Municipal de Saúde no período 2006/2009, resultados obtidos com base no planejamento.
“Coletar ideias e sugestões entre todos os membros da sociedade local, através de pessoas que os representem, é de extrema funcionalidade, já que nossas ações serão desenvolvidas com base nas propostas apresentadas pelo povo para o povo, com a devida aprovação dos profissionais da saúde”, disse Djalma Beltrão.
A médica pediatra do Programa Saúde da Família (PSF), do bairro Vassouras, Mônica Amélia, apresentou sugestões referentes ao aprimoramento relativo aos cuidados com crianças com quadro de desnutrição. “Como os pequenos que apresentam quadro de desnutrição são de famílias com baixo poder aquisitivo, um projeto desse porte deve ser desenvolvido com toda atenção. Faz-se necessário que toda criança que assim se apresente seja encaminhada a uma casa de apoio, onde os pequenos desnutridos possam passar todo o dia, semanalmente, de segunda a sexta-feira, sendo alimentados por uma refeição recuperativa balanceada e durante os finais de semana os pais receberiam um kit com todos os ingredientes necessários para a devida alimentação infantil”, disse a médica.
Outro trabalho cuja disseminação deve ser ostensiva, de acordo com Mônica Amélia, é a conscientização às mães sobre a importância da amamentação dos recém-nascidos e continuação da mesma durante ao menos os seis primeiro meses. “Nós observamos que aqui em Coruripe os trabalhos de conscientização ainda precisam ser melhorados, já que cerca de 70% das mães atendidas pelo PSF não dão importância a amamentação, geralmente efetuando a vital ação durante apenas os primeiros três meses de vida do bebê, o que não é suficiente, tendo como agravante a irregularidade nos intervalos entre os momentos em que a amamentação é feita”, completou a pediatra.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Edinho, sugeriu que seja reforçada a fiscalização e prevenção por parte da Vigilância Sanitária Municipal, já que alimentos perecíveis como verduras, legumes e, principalmente carnes, são supostamente comercializados sem os devidos cuidados com a higiene, por parte dos vendedores da feira livre local. Todas as sugestões serão enquadradas no Plano Municipal de Saúde de Coruripe, no período compreendido entre 2010 e 2013.