Categorias: Saúde

Vigilância Sanitária implanta serviço de denúncia online

Ao acessar o site, será disponibilizado um formulário.

O folião que encontrar qualquer irregularidade sanitária em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, supermercados ou frigoríficos durante este Carnaval pode registrar a ocorrência na Reclamação Sanitária Online, novo serviço da Vigilância Sanitária Estadual que está funcionando desde a semana passada.

A ferramenta está disponível no portal da Saúde, na área de Vigilância em Saúde (http://www.saude.al.gov.br), ou ainda, pode ser acessada diretamente através do link: http://www.saude.al.gov.br/formulariodivisa. O projeto foi elaborado pelo setor de Tecnologia da Informação da Vigilância Sanitária em parceria com a coordenadoria setorial de Gestão da Informática da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ao acessar o site, será disponibilizado um formulário onde deverão ser informados a reclamação, endereço do estabelecimento e ponto de referência. A denúncia pode ser anônima ou não. De acordo o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, o serviço é um importante instrumento de trabalho disponibilizado a todo cidadão com o objetivo de registrar anormalidades sanitárias nos estabelecimentos comerciais.

“A ideia é tornar o processo de reclamação sanitária, que antes era por meio de formulário impresso, mais prático e de fácil acesso. Podendo ser preenchido por qualquer cidadão, de casa mesmo, através de seu computador pessoal, ou ainda, de uma lan house”, ressaltou.

A reclamação também pode ser relacionada a outras empresas que são foco das ações da Vigilância Sanitária como farmácias, drogarias, hospitais, clínicas médicas, postos de medicamentos etc.

Fernando Romeiro, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação do órgão, explicou que os formulários preenchidos irão diretamente para o e-mail institucional da Vigilância Sanitária (sinavisa@saude.al.gov.br) e de lá serão direcionadas paras os setores relacionados.

“Caso o usuário queira um retorno sobre sua denúncia, deve preencher no formulário o nome, telefone e email. A Vigilância o manterá informado sobre as medidas tomadas”, disse.